Geral

Laguna tem novamente dois pontos impróprios

Os outros três municípios da região analisados pela Fatma tiveram todos os pontos aprovados para banho

Garopaba, Imbituba e Jaguaruna comemoram o resultado do nono relatório de balneabilidade da temporada, divulgado nesta sexta-feira pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma). Em contrapartida, Laguna encontra-se em situação diferente. Novamente, apresentou dois pontos impróprios para banho: a Prainha, no Farol de Santa Marta, e a Lagoa de Cabeçuda.

Na Região Metropolitana de Tubarão, três lagoas e 17 praias são analisadas nos quatro municípios. Apenas Jaguaruna não apresentou nenhum impedimento neste verão. Garopaba e Imbituba já tiveram um ponto impróprio cada em outras oportunidades, e desta vez são indicados como próprios.

A Prainha do Farol é apontada com frequência como ponto não indicado para banho. O esgoto é bastante visível, corre pela areia diretamente para o mar, mas nem isso coíbe muitos banhistas de entrarem na água.

A implantação de sistema de esgoto na localidade é complicada em decorrência das rochas. Mas, com certeza, esse problema já começa a refletir no turismo, umas das principais atividades econômicas da comunidade.

Segundo o Jornal Notisul, a pesquisa de balneabilidade é um trabalho realizado sistematicamente pela Fatma desde 1976, de acordo com normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). São coletadas amostras da água do mar em 195 pontos dos 500 quilômetros da costa catarinense. Este trabalho é feito mensalmente de abril a outubro, e semanalmente de novembro a março.