Economia

Lauro Müller terá fábrica de cervejas artesanais

Município foi escolhido pela qualidade de suas águas

Terraplanagem do terreno que vai receber a fábrica

Terraplanagem do terreno que vai receber a fábrica

Um negócio que vem crescendo muito nos últimos anos despertou a atenção de empresários orleanenses, que viram na fabricação de cervejas artesanais uma ótima oportunidade de ganhar dinheiro.

O cervejeiro artesanal, Richard Brighentti, informou em entrevista à Rádio Cruz de Malta, que em breve uma fábrica de cervejas artesanais e sucos deverá ser instalada no município de Lauro Müller. “Sempre tive o sonho de um dia produzir cerveja artesanal e comercializá-la. Por ocasião de negocio de família, isso deu certo e então fomos a procura de terreno para instalar a cervejaria e em função da qualidade da água, já que ela é noventa e nove por cento da cerveja, optamos  por Lauro Müller para instalar essa planta”, contou Brighentti, que é genro e sócio do empresário Francisco Felisbino, um dos idealizadores do projeto.

Conforme o empresário, a planta terá uma área construída de aproximadamente dois mil metros quadrados. “Dentro de poucos meses queremos inaugurar essa fábrica que irá empregar aproximadamente 30 pessoas. O registro da marca será feito esta semana”, registrou.

O empreendimento será instalado às margens da rodovia SC-390, na localidade de Quilômetro Cento e Sete, próximo ao limite dos municípios de Lauro Müller e Orleans. Atualmente máquinas e caminhões trabalham no local fazendo a terraplenagem do terreno. Nesta etapa, os empresários contam com o apoio do Governo de Lauro Müller, que disponibilizou máquinas para auxiliarem na realização do serviço e contribuir com a nova empresa.

A futura fábrica, além de cervejas artesanais irá produzir sucos de diversos sabores. O empresário informou também, que anexo a estrutura da empresa, terá um espaço especial, conhecido por bar da fábrica, especial para receber turistas e outras pessoas que quiserem degustar uma boa cerveja artesanal e outros produtos.

Curiosidade levou a fabricação de cervejas

Richard Brighentti, conta que começou a fabricar cerveja em 2010, por uma questão de curiosidade. Aos poucos foi adaptando o paladar a estes novos sabores e hoje está fazendo a própria cerveja em casa, assim como muitos outros cervejeiros artesanais da região. “Hoje Já tem cervejeiro dando curso de como se fabrica a cerveja artesanal e com isso o movimento que denominamos de Home Bril, tende a crescer ainda mais”, acredita.

Para o empresário, a cerveja artesanal está ocupando o seu espaço no mercado, por ser produzida de uma forma diferente com cem por cento de malte, feita com mais cuidado e com ingredientes cuidadosamente selecionados.

Segundo Richard, o consumidor é desafiado a experimentar estes novos sabores e muitos não voltam mais para as marcas industrializadas. “Eu sou um desses que experimentou a cerveja artesanal e hoje só bebo ela”, destacou, acrescentando que é um processo que demora certo tempo até a cerveja estar pronta para ser consumida e que exige dedicação e principalmente bastante paciência para se fazer, pois a cerveja possui quatro ingredientes principais, que são: água, malte, lúpulo, fermento e um quinto ingrediente, que seria o tempo.

Para o cervejeiro, a diferença da cerveja artesanal para a industrial está justamente nos ingredientes utilizados pela indústria cervejeira e por quem fabrica a cerveja caseira. Um exemplo está no malte. As grandes indústrias usam milho e arroz, por serem produtos mais baratos. “Naturalmente uma cerveja artesanal é cem por cento malte, por isso ela também custa mais caro”, explica.