Geral

Librelato Ambiental orienta cultivo de bonsai em Orleans

Embora essa cultura esteja do outro lado do mundo, diversas pessoas são atraídas pela curiosidade, quando o assunto é bonsai. A árvore de pequeno porte, como se fosse uma miniatura das demais e que pode ser cultivada em potes, chama atenção pela beleza, perfeição e logicamente pelo seu tamanho.

Durante essa quarta-feira (2), o setor ambiental das Empresas Librelato, através do assistente ambiental, Tiago Torquato, proporcionou a dezenas de pessoas, desenvolver sua própria muda da árvore, além de conhecer sobre as técnicas de irrigação, poda e aramação. “O bonsai é admirado por muitas pessoas e boa parte delas, não conhecem realmente o seu significado e origem. O bonsai foi adaptados pelos japoneses, considerada uma arte milenar. Devido ao seu tamanho o bonsai é resistente às adversidades do tempo. E ao que muita gente imagina, essa planta é de fácil cultivo”, afirma Tiago
.
Segundo o assistente, as árvores não são geneticamente modificadas. São plantas normais, de qualquer origem, mas treinadas usando técnicas sofisticadas para mantê-las pequenas. “O segredo está na raiz da planta. É preciso cortar uma parte, que fará com que a planta não se desenvolva normalmente. Assim, ela pode ficar anos com um tamanho pequeno”, pontua Torquato.

A arte pelo cultivo destas plantas surgiu por volta do século XVIII na China, vindo a ser aperfeiçoada pelos japoneses anos depois. Bonsai são comercializados em floriculturas. Os valores destas mini árvores podem variar de R$30 à mil reais.

Colaboração: Ariel Rodrigues/Luz e Vida FM

[soliloquy id=”41525″]