Trânsito

Local do acidente ganhará ghost bike na SC-370, em Tubarão

Foto: Divulgação / DS

Foto: Divulgação / DS

A morte do ciclista Douglas Jung, de 36 anos, no sábado, na rodovia SC-370, em Tubarão, causou comoção e indignação para amantes do esporte. Para homenagear o amigo, hoje e sábado haverá em Braço do Norte e Tubarão mobilizações. Entre as ações que estão previstas, deverá ser instalada no poste onde aconteceu a fatalidade uma ghost bike, bicicleta pintada de branco.

De acordo com um ciclista da MTB Gravatal amigo de Douglas e um dos organizadores do evento no sábado, Thiago Deodato Pereira, mais de 200 ciclistas de toda a região da Amurel participarão. “Sairemos da Praça 7, no Centro de Tubarão, e seguiremos até o bairro Humaitá de Cima, onde aconteceu o acidente. Lá, fixaremos a bike”, explica Thiago. 

A mobilização iniciou nas redes sociais. “Precisamos de respeito no trânsito. Infelizmente, a vida do Douglas se foi. Ele que estava sempre disposto a ajudar”, lamenta Thiago. A bicicleta fantasma, como é chamada a bike branca, é um símbolo. 

Há pouco mais de um ano, em Florianópolis, um grupo de ciclistas, a exemplo do que será feito em Tubarão, instalou uma ghost bike para homenagear o jornalista Roger Bitencourt, morto em dezembro de 2015. Ele foi atingido por um veículo enquanto andava de bicicleta pela lateral da SC-401, sentido bairro-Centro, próximo ao acesso de Jurerê Internacional. Na época, a polícia disse que o motorista que conduzia o carro estava embriagado.

"Imprudência ceifou um esportista"

Douglas foi morto na tarde de sábado. Ele seguia de bicicleta pela rodovia SC-370, pelo acostamento, quando foi atingido por uma motocicleta que tentava uma ultrapassagem proibida. Em seguida, Douglas foi arremessado na pista e acabou atingido por um caminhão que não pôde evitar o choque. O motociclista foi preso, e segundo a polícia apresentava sinais de embriaguez. 

“A imprudência ceifou a vida do nosso amigo. O local, assim como outros tantos, apresenta perigo. Como andar em uma estrada de chão, por exemplo. Mas naquele trecho os motociclistas não respeitam acostamento. Fazem ultrapassagem e colocam a vida deles e de outros em risco”, desabafa Thiago.

Homenagem

Em Braço do Norte, cidade onde Douglas morava e era empresário do ramo, amigos realizam uma homenagem. Os parceiros de pedal sairão de Braço do Norte e seguirão até o Morro da Cruz, em São Ludgero. O trajeto era feito semanalmente por Douglas. O evento está marcado para as 18h30, com saída em frente à loja Bike Brother.

Com informações do Jornal Diário do Sul