Clima

Maior frio do ano é previsto para amanhã na Região Carbonífera

Meteorologista Ronaldo Coutinho conta que temperaturas negativas podem ser registrada em Criciúma.

Divulgação

Uma intensa massa de ar polar está sobre a região, trazendo neve na Serra e geada em toda a região Sul. E o maior frio do ano está previsto para amanhã, onde as temperaturas podem chegar a -4 ºC em cidades do Extremo Sul e Região Carbonífera. “As duas próximas madrugadas terão, com certeza, o maior frio do ano”, diz o meteorologista Ronaldo Coutinho.

Segundo ele, a noite de hoje (quinta-feira), haverá registro de mínimas variando entre -4ºC a -7ºC. Já no amanhecer de sexta-feira, todo o Estado irá apresentar temperatudas em torno de 0ºC. “Criciúma em torno de zero ou até abaixo disso nesta sexta-feira e, na Serra, mínima de -10ºC a -13 ºC.

“No topo da serra, ainda nesta quinta-feira, as temperaturas já estarão em -9ºC e Criciúma de 0ºC a 3ºC. Essa onda de frio é espetacular no sentido da amplitude. Desde o Uruguai até o Sul de Minas Gerais: toda essa faixa com registro de temperaturas abaixo de zero”, acrescenta Coutinho.

Ele conta que grande parte de Santa Catarina terá mínimas de até -7ºC. “O amanhecer de sexta-feira terá temperaturas baixíssimas. Então fica o alerta para o pessoal da bananicultura, porque vai ter vento gelado. É uma situação bem complicada. Além disso, fica a preocupação com relação aos moradores de rua”, declara Coutinho.

O vento frio que congela as plantações é chamado de geada negra. Coutinho conta que ela causa prejuízos às plantações e, quando ocorre em período de cultivo das frutas, o frio acaba queimando as folhas e danificando as plantações. “Já tem bastante nebulosidade no Rio Grande do Sul, e ela vai subir gradativamente. Depois ela avança em direção ao Estado ainda nesta quinta-feira”, acrescenta Coutinho.

Mínimas mais baixas registradas na região nas últimas 24 horas:

Extremo Sul:

Timbé do Sul: 1ºC

Sombrio: 3ºC

Araranguá: 5ºC

Região Carbonífera:

Forquilhinha: 1ºC

Urussanga: 1ºC

Criciúma: 1ºC

Içara: 5ºC

Confira as condições climáticas dos próximos dias de acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram).

Quinta-feira (29/07):

Tempo: mais nuvens e condições de chuva congelada e/ou neve nas áreas mais altas do Planalto Sul, Meio Oeste, parte do Alto vale do Itajaí e Planalto Norte. Nas demais regiões, céu claro.

Temperatura: muito baixa, com formação de geada ampla em Santa Catarina.

Vento: sudoeste e sul, moderado, fraco a moderado.

Sexta-feira (30/07):

Tempo: sol com poucas nuvens, com nevoeiros e mais nuvens na madrugada e amanhecer do Meio Oeste e no Litoral Sul.

Temperatura: em elevação gradativa no decorrer do dia, e baixa com formação de geada do Meio Oeste ao Planalto e em área altas do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

Vento: sudeste, fraco a moderado.

Com informações do site TNSul

Notícias Relacionadas

CasaPronta Criciúma 2019: começa amanhã a maior feira catarinense do segmento

Edição de número 17 reunirá mais de 200 expositores e tem expectativa de receber 60 mil visitantes

Caixa abre 770 agências amanhã para pagar auxílio emergencial e FGTS

Horário de funcionamento será das 8h às 12h

Data da 2ª parcela do auxílio emergencial deve ser anunciada amanhã

Ministro da Cidadania diz que pagamento começa na semana que vem

Caixa paga amanhã abono salarial para nascidos em agosto

BB paga o abono para servidores com final de inscrição 1 no Pasep