Turismo

Maioria dos catarinenses vai optar por viagens de Natal para cidades de SC, diz pesquisa

Segundo dados da Fecomércio, mesmo em 2020, as viagens de catarinenses dentro do Estado foram o que ajudou o turismo a passar pelo período de maiores restrições na pandemia

Divulgação

Uma pesquisa revelou que mais da metade dos catarinenses não tem a intenção de viajar para outros estados neste fim de ano. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), 62% dos que irão viajar pretendem fazer isso no Estado. Os dados fazem parte da pesquisa Intenção de Compras para o Natal 2021.

A porcentagem de pessoas que querem festejar para outras cidades catarinenses é maior do que em 2020, quando 58% desejavam viajar pelo Estado nessa época, e menor do que 2019, ano anterior à pandemia, quando 66% dos catarinenses tinham SC como destino.

O levantamento revela que a intenção de viagem aumentou 8,4% em relação a 2020, quando a vacinação contra a Covid-19 ainda não havia começado no Brasil. A porcentagem de pessoas que não pretendem sair da cidade em que mora para as festividades se aproxima dos anos anteriores à pandemia do coronavírus, com 68,6% das famílias preferindo ficar em casa para Natal e Ano Novo.

Segundo o relatório, mesmo em 2020, as viagens de catarinenses dentro do Estado foram o que ajudou o setor a passar pelo período com mais restrições da pandemia.

“O turismo regional e de curta distância foi um dos principais responsáveis por movimentar o setor, que foi um dos mais prejudicados pela pandemia”, diz o documento.

Mas mesmo para os que têm um destino fora de Santa Catarina para o Ano Novo, a Região Sul ainda é o destino favorito. De acordo com a pesquisa, depois das terras catarinenses, o Rio Grande do Sul e o Paraná estão na rota, com 10,8% e 9,4% de intenções de viajar para festividades no fim do ano.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Servidores querem ter a opção de trabalho remoto, diz pesquisa

O estudo foi realizado pela Enap com 42.793 funcionários

Negros são maioria dos mortos pela polícia em 5 estados, diz pesquisa

Com 97%, Bahia registrou maior percentual no ano passado

Catarinense vai gastar menos no Natal por conta de inflação e queda na renda, diz pesquisa

Levantamento da Fecomércio apontou que catarinenses devem gastar menos de R$ 450 em presentes; em contrapartida, vendas na internet disparam

Agricultura distribuirá BTI para combater o mosquito borrachudo

A entrega do produto aos proprietários e moradores das comunidades do interior de Braço do Norte acontece às 9 horas