Geral

Mais de 100 pinguins são encontrados mortos nas praias de Jaguaruna

Animais seriam de primeira migração e encalham devido à correntes marinhas divergentes e gasto energético com viagem pelo oceano

Fotos: Gaby Marques/Especial Sulinfoco

Mais de 100 pinguins da espécie “Magalhães” foram encontrados mortos ao longo da faixa de areia das praias de Jaguaruna. Moradores dos balneários estão assustados com a quantidade de animais mortos na praia.

De acordo com Suelen Santos, coordenadora de pesquisa e presidente da ONG Educamar, nessa época do ano, entre junho e novembro, é período de migração de algumas espécies marinhas, como os pinguins. “Esses animais que geralmente acabam encalhando, são pinguins de primeira migração. Eles desbravam o oceano em busca de alimento e muitos pegam correntes divergentes, têm gasto energético e acabam se perdendo do grupo. Isso leva ao encalhe”, explicou a coordenadora. Ainda segundo ela, eles chegam debilitados e acabam morrendo.

A ONG EducaMar atende voluntariamente entre Passo de Torres e Jaguaruna. Suelen também explica que não existe estrutura para tratamento desses animais nesse trecho, apenas em Laguna, o que dificulta o atendimento rápido necessário. “Alguns chegam debilitados, hipotérmicos e desidratados, se não tiver estabilização eles acabam morrendo. Alguns chegam responsivos e nós conseguimos resgatar. Só esta semana salvamos sete deles, mas sem auxílio do poder público e com um trecho tão grande, não é possível salvar todos”, avaliou.

A coordenadora da ONG também dá dicas para as pessoas que se depararem com esses animais: “Ao encontrar animais marinhos vivos ou mortos, acionar os órgãos municipais do meio ambiente do seu município, e também a instituição EducaMmar que é a instituição licenciada pelo ICMBIO e IBAMA para realizar o monitoramento costeiro e regate de fauna marinha”.

Para quem quiser ajudar a ONG, pode acompanhar o trabalho por meio do Instagram @educamarbrasil. Lá podem ser encontrados todas as formas de ajudar na manutenção das ações da instituição.