Geral

Mais de 1,5 mil presos ganham saída temporária de fim de ano em SC

Seis cidades de SC estão na lista e, com 275 presos indo para casa no Natal, Blumenau irá conceder mais saídas temporárias

Divulgação

Mais de 1.500 presos ganharam o benefício de saída temporária das prisões de Santa Catarina para passar o fim de ano com a família. A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) informou à reportagem os números de presidiários que irão sair em seis cidades do Estado.

O número é menor do que em 2020, quando 1.738 presos ganharam a saída temporária no final do ano. Segundo a SAP, neste ano, ao todo, 1591 pessoas vão sair entre os dias 17 e 30 de dezembro. Desses, 609 já foram liberados e outros 982 vão deixar as unidades prisionais nos próximos dias, conforme a secretaria.

Com 275 presos indo para casa no Natal, Blumenau é a cidade que irá conceder mais saídas temporárias entre as seis listadas pela SAP.

Confira as saídas temporárias nos municípios

  • Blumenau – 275
  • Chapecó – 159
  • Joinville – 99
  • Criciúma – 71
  • Florianópolis – 5
  • Campos Novos – 3

Cada preso pode ficar até sete dias com a família e, ao todo, pode receber o benefício quatro vezes ao ano. Segundo a SAP, entre os critérios para saída temporária está o bom comportamento, a proximidade de ir para o regime aberto e outros fatores avaliados pelo Juiz da Vara de Execução, responsável por cada liberação.

Regras sanitárias para o retorno às celas

A pandemia da Covid-19 fez o sistema prisional estabelecer regras para que o retorno dos presos às celas fosse seguro. Segundo a SAP, o protocolo para novos presos e a volta dos que saíram temporariamente é ir para uma área de isolamento. Conforme a secretaria, o teste do antígeno para a doença é feito se a pessoa manifesta sintomas.

Sem fazer os testes, os detentos que não apresentarem sintomas deverão ficar isolados por 10 a 14 dias a partir da data de ingresso. Aos sintomáticos, o período de isolamento passa a contar do início dos sintomas.

 Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Mais de 1,9 milhão de pessoas ainda não tomaram a vacina contra a gripe em Santa Catarina

Dos grupos que já iniciaram a vacinação, o que menos vacinou foi o dos idosos

Trabalhador é atropelado e acaba esmagado durante manutenção de caminhão em Jacinto Machado

A aeronave da Polícia Civil, tripulada pelos policiais e pelos profissionais da saúde do Saer/Sarasul foi acionada para prestar atendimento à vítima

Morre Júlia Ferreira, catarinense que lutava contra câncer há dois anos: “Exemplo de força e fé”

Moradora de Florianópolis morreu nesta quarta-feira (24) aos 21 anos

Aumento da cota da tainha fica abaixo do esperado e frustra pescadores em SC

Expectativa é recuperar perdas de 2023, quando categoria amargou prejuízos, especialmente na modalidade industrial