Geral

Mar “engole” 70m de areia e obras são retomadas em Balneário Camboriú

Um ano e meio após alargamento, mar engoliu 70 metros de areia da praia Central, que deverá passar por uma obra de contenção avaliada em R$ 3 milhões

Extremo sul da praia Central deve passar por obras para manter alargamento – Foto: Divulgação/Secom BC

De 180 metros de faixa de areia, a Barra Sul da praia Central de Balneário Camboriú passou para 110 metros e agora, deverá contar com uma obra de contenção já licitada e avaliada em R$ 3 milhões.

Rubens Spernau, responsável pela fiscalização das obras na praia Central, explica que a erosão na Barra Sul já estava prevista, para a obra, o extremo sul da praia será interditado nos próximos dias.

A interdição deve começar a partir da rua 4.800, a obra já foi licitada e os próximos trâmites para o início das operações já estão sendo tomados pela prefeitura.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

A estratégia da prefeitura é a instalação de geotubos, tanto para conter o “avanço do mar”, quanto para a formação de lagoas e degraus ao longo da faixa de areia.

Os geotubos são bolsas de contenção, colocadas em locais mais afetados pela ressaca. Posteriormente, é jogada areia por cima das bolsas, o que equilibrará os níveis de areia em toda extensão alargada.

Em outubro de 2022, o ND+ já havia conversado com o engenheiro Toni Frainer, um dos fiscais da obra de recuperação da faixa de areia da Praia Central, no projeto também foi incluso uma quantidade a mais de areia na praia para compensar esse processo.

“Isso é naturalmente previsto e os especialistas davam o tempo de um ano a um ano e meio para ocorrer este equilíbrio, e isso está acontecendo”, afirmou em nota da prefeitura de Balneário Camboriú.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Com informações ND+