Geral

Marinha encerra buscas por seis desaparecidos em naufrágio em SC

'Empreendemos todos os esforços necessários', disse capitão. Navios mercantes estão alertados para avisar sobre vestígios no mar.

Foto: Divulgação / Marinha

Foto: Divulgação / Marinha

A Marinha do Brasil suspendeu na tarde de segunda (31) as buscas pelos seis desaparecidos do barco pesqueiro que naufragou no dia 20 de outubro no litoral catarinense.

O barco pesqueiro Jorge Seif Junior, de Itajaí, naufragou a 80 quilômetros da costa de Imbituba. Outra embarcação que estava na região, proveniente de Antígua e Barbuda, foi acionada pela Marinha para ajudar no resgate. Ainda na manhã do naufrágio, 17 pessoas foram resgatadas com vida pela embarcação estrangeira.

Conforme o capitão de corvete e delegado responsável pela Delegacia da Capitania dos Portos de Laguna, Marcos Maia, a Marinha realiza as buscas por um período limitado de tempo, enquanto ainda há chance de encontrar as vítimas com vida.

"Empreendemos todos os esforços necessários. Dois navios foram deslocados para buscas, fizemos voos constantes pela região, mas há um prazo determinado para que as buscas ocorram, que inclusive foi estendido", disse Maia.

Ainda segundo o delegado, está emitido um alerta para que todos os navios mercantes que passem na região, caso encontrem vestígios, alertem à Marinha. "As buscas são retomadas a partir do momento que algo seja avistado e comunicado", disse Maia.

As buscas

Uma embarcação catarinense e o navio-patrulha "Macaé"  deslocado do Rio de Janeiro foram utilizados pela Marinha para as buscas. Um avião da Força Aérea Brasileira – FAB e um helicóptero também auxiliaram.

Esses veículos percorreram a extensão litorânea entre Itajaí, no Litoral Norte, e Laguna, no Sul do estado, conforme a Marinha. Ilhas também foram sobrevoadas. Foram feitas buscas visuais e com radares.

Com informações do site G1/SC