Geral

Médica abandona Unidade de Saúde e deixa pacientes sem serem atendidos em Orleans

Cerca de 15 pacientes, que aguardavam atendimento médico na Unidade São Francisco, em Orleans, passaram por uma situação delicada na manhã desta quinta-feira (22). A médica, responsável pelo atendimento, simplesmente foi embora, deixando pacientes e funcionários sem nenhuma explicação. Conforme a enfermeira chefe, Daiane Carboni, para amenizar a situação alguns pacientes foram encaminhados para Fundação Hospitalar Santa Otilia e outros para a Unidade São José.

“As técnicas de enfermagem me comunicaram que a médica foi embora. Em seguida, já ligamos para Fundação Hospitalar Santa Otília para conseguir amenizar a demanda que recebemos na unidade. Algumas emergências conseguimos encaminhar. A Unidade São José também colaborou, eles atenderam cinco pacientes que já estavam agendados, em espera”, ressalta a enfermeira.

Ainda segundo enfermeira, esse episódio já havia ocorrido em outros momentos, porém com a comunicação da médica.

Cristiane Aparecida da Silva se deslocou até a Unidade, pois sua filha de apenas sete meses estava com febre. A mulher estava indignada com a situação, pois nenhuma explicação foi dada e o atendimento era necessário. “A gente sai de casa, é longe, e quando chegamos aqui lidamos com essa situação. Se viemos buscar atendimento na unidade é porque realmente precisamos e nem uma explicação da médica foi dada”, relata Aparecida.

Mantivemos contato com a secretária de saúde Irânia Bertoncine, que se encontra em uma reunião de secretariado em Criciúma. Segundo ela, retornando para Orleans ela irá se interar da situação e tomar as medidas cabíveis.

Colaboração: Thaise Vieira/Rádio Guarujá