Geral

Mel catarinense é o melhor do mundo

Título foi conquistado na Ucrânia. O estado possui mais de 30 mil apicultores profissionais

O estado conquistou nesta semana, na Ucrânia, pela segunda vez, o título de melhor mel do mundo em um congresso internacional envolvendo 86 países. Para comemorar a conquista, a secretaria de estado da agricultura e da pesca e a Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc) promovem um ‘café com mel’ hoje. O evento irá apresentar as variedades do produto que conquistaram o título e irá lançar o programa do governo que prevê a distribuição do ‘kit apicultura’ para incentivar a produção do mel. 

Santa Catarina já foi líder nacional na produção do alimento, mas vem perdendo espaço para outros estados. “Incentivar a apicultura no estado é estimular também o desenvolvimento sustentável. É este o tipo de produção que queremos fomentar em Santa Catarina: atividades que permitem ao produtor rural ter uma renda extra, com consciência ambiental e fixação do homem no campo”, afirma o secretário da pasta, João Rodrigues. 
 
São mais de 30 mil famílias rurais dedicadas à apicultura. No total, são 350 mil colmeias instaladas e uma produção de seis mil toneladas por ano. Desta vez, o mel processado pela Prodapys, em Araranguá, conquistou o reconhecimento mundial. Quatro variedades do produto catarinense ficaram no topo da disputa. Na avaliação individual, o mel escuro e a cera de abelha receberam medalha de ouro, já o mel claro conquistou o bronze.
 
Programa de incentivo à produção

O novo programa do governo consiste em fornecer aos produtores interessados equipamentos necessários para implantação da apicultura na propriedade. Cada kit terá: seis colmeias, com ninho e dois melgueiras; cera alveolada para seis comeias; formão; dois macacões completos com máscara; dois pares de luvas e um fumegador. O valor deste kit é de aproximadamente R$ 1,8 mil. Ao adquiri-lo, o produtor terá dois anos de prazo para pagamento com parcela anual. Se o pagamento for único, quando do vencimento da primeira, haverá subvenção da ordem de 60% sobre o valor da segunda parcela. Neste caso, o produtor pagará apenas R$ 1,26 mil. Para 2014 há previsão de fornecimento de 490 kits.