Geral

Metalúrgicos lamentam a perda do ex-presidente Ademir Klein

Ademir Klein (Foto: Divulgação)

Ademir Klein (Foto: Divulgação)

Os metalúrgicos da região perderam hoje um dos grandes líderes que ajudaram na construção do movimento sindical da categoria, o ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos,  Ademir Klein. Com 68 anos, ele faleceu em Imbituba de complicações causadas por um derrame  e, será velado amanhã às 14h na mesma cidade.

Klein era natural de Criciúma. Foi um dos primeiros associados e presidente da entidade de 1980 a 1983 nos anos de chumbo da ditadura militar. Em 1978 e 1979 sua liderança se destacou na greve da categoria projetando-o ao comando do sindicato.

Conforme sua entrevista para o livro que conta a história dos 50 anos do sindicato, “O Operário e o Padre”, publicado em 2012, era um período vivo, onde a criatividade e discussão política predominavam no movimento sindical. “Havia poucos associados, mas  eles  tinham um forte sentimento operário”, disse.

O ex-presidente foi o criador do jornal Zé Ferreiro, informativo interno em circulação até os dias de hoje. O tesoureiro e ex-presidente do Sinmetal, Oderi Gomes, lamentou essa partida reiterando que o  ex-presidente deixou sua marca na história na entidade. “Tivemos oportunidade de homenageá-lo no lançamento da obra sobre o sindicato em maio do ano passado. Foi um grande líder”, comenta.

Colaboração: Maristela Benedet