Geral

Ministro de Minas e Energia visita Satc para conhecer projeto pioneiro

Planta piloto de captura de CO2 é única na América Latina

Foto: Saulo Cruz/MME

Uma planta piloto que vai capturar o CO2 foi construída no Centro Tecnológico Satc (CTSatc). O projeto, pioneiro na América Latina, foi dimensionado para abater 2,5 toneladas de CO2 por dia. É essa proposta pioneira que o ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque irá conhecer na próxima sexta-feira (24) quando visita a Satc. O ministro vem a Criciúma atendendo convite do deputado federal Daniel Freitas (PSL). O governador Carlos Moisés também acompanhará a comitiva.

As pesquisas envolvendo a captura de carbono começaram em 2013 na Satc. Engenheiros da instituição formaram parceria com a empresa Adsorption Research, Inc. (ARI) e o National Energy Technology Laboratory (NETL), laboratório ligado ao Departamento de Energia dos Estados Unidos, para desenvolver uma planta-piloto que reúne características inéditas. O desafio dos pesquisadores é baixar o custo para a captura do CO2, porque o custo hoje é elevado. “Esse é um movimento mundial. O setor carbonífero, bem como outros setores, trabalha para adotar tecnologias cada vez mais limpas”, pondera o pesquisador do CTSatc, Thiago Fernandes de Aquino.

O projeto, desenvolvido pela Satc em parceria com a Eneva S/A, utiliza um material sólido, as zeólitas – que são adsorventes – e funcionam como uma espécie de filtro. Conforme Aquino, a intenção é produzir as zeólitas a partir das cinzas do carvão mineral.

Nos próximos dez meses, a planta piloto estará em testes, sendo monitorada constantemente pelos pesquisadores. “Obtendo resultados positivos, iremos fazer o licenciamento da tecnologia para empresas que emitem CO2, e não são apenas as plantas térmicas a carvão, mas também gás natural e biomassa”, esclarece o diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan.

Divulgação

Roteiro pela instituição

A previsão é que Bento Albuquerque e o governador Carlos Moisés, juntamente com a comitiva, cheguem na Satc às 8h de sexta-feira (24). O início do roteiro passará por laboratórios e mostrará um pouco da proposta inovadora de ensino que a instituição está aplicando. Na sequência, Bento Albuquerque irá até o CTSatc para conhecer a planta piloto e suas tecnologias.

A agenda continua na Associação Empresarial de Criciúma (Acic) onde, a partir das 10h, ocorre uma reunião do Fórum Parlamentar Catarinense, com a presença de senadores e deputados federais.

Divulgação

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Ministro de Minas e Energia defende futuro sustentável para setor energético em palestra na Satc

Durante visita à Satc, ministro Bento Albuquerque conheceu projeto inédito na América Latina

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas

Baja 2017 ganha forma na Satc

Projeto desenvolvido pela Engenharia Mecânica se prepara para nova disputa.