Economia

Mistura de 27% de etanol na gasolina já é válida

Foto: Reprodução Jornal Notisul

Foto: Reprodução Jornal Notisul

O percentual do etanol misturado à gasolina aumentou hoje de 25% para 27%. O governo federal aprovou o acréscimo da mistura que já vale em todo o território brasileiro. 

A proposta do executivo é estimular a participação de fontes renováveis de energia e contribuir para aumentar a competividade do setor do etanol no país. “Esta é uma conta em que todos ganham: o produtor, o mercado, o sistema de abastecimento de energia e também o nosso arranjo produtivo”, justificou o ministro de minas e energia, Eduardo Braga.

Ele solicitou à Petrobras estudos de impacto do aumento do teor da mistura de etanol na gasolina vendida no Brasil. Um grupo de cientistas da estatal, representantes do governo federal, fabricantes de veículos e produtores de etanol foram ouvidos sobre a mudança.

Os testes já realizados, conforme anunciado, não constataram problema técnico da utilização de 27,5% de etanol, o que foi alegado comprovar viabilidade no teor da mistura.

Para o vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Santa Catarina (Sindipetro) na região de Tubarão, Maycon Schuelter, somente com o uso poderá ter algum reflexo. “A princípio não ficou nada comprovado nos estudos, se esta quantia prejudicará o bolso do consumidor e o rendimento do veículo. Já tivemos um período em que eram somente 20%, depois passou a 25% e agora vamos ter que usar 27%. Acredito que somente com o dia a dia é que vamos perceber se existe ou não alguma mudança neste diferencial de etanol”, explica.

Desempenho do automóvel

O proprietário e mecânico de uma oficina de veículos, Adilson Polla, comenta que há diferenças na mudança. “Se o carro for flex com esta mistura ele regulará sozinho, mas se não for, sempre terá o desempenho comprometido e consumirá mais etanol”, alerta Adilson.

Com informações do jornal Notisul

Notícias Relacionadas

Procurado por estupro, homem de 28 anos é preso no Centro de Urussanga

Mandado de prisão foi expedido pela Vara Criminal de Braço do Norte; Polícia Militar chegou ao procurado após informações da Agência de Inteligência.

Bêbado, namorado ameaça mulher de morte e tenta asfixiá-la na Cidade Mineira Velha, em Criciúma

Vítima de 46 anos foi derrubada no chão durante uma discussão por ciúmes; suspeito deixou o local antes da chegada da Polícia Militar.

Briga em rodeio termina com homem esfaqueado e suspeito preso em Braço do Norte

Vítima de 45 anos foi atingida por um golpe de faca durante uma confusão; suspeito de 42 anos foi localizado pela Polícia Militar pouco depois.

Motociclista de 30 anos morre após grave acidente em Araranguá

Acidente aconteceu a cerca de 800 metros da casa da vítima, entre os bairros Lagoão e Caverazinho.