Geral

Moradores de Nova Orleans realizarão manifestação na SC-108 nesta sexta-feira

Aproximadamente 300 moradores de Nova Orleans irão fechar a rodovia SC-108 na tarde de sexta-feira, em forma de manifestação. O ato é mais uma forma encontrada pelos orleanenses para reforçar as reivindicações de melhorias na infraestrutura do bairro. Até o momento, o protesto não tem horário definido.

Os moradores do local perceberam a necessidade de se unir para resolver os problemas do bairro. Dessa forma, no último ano, foi retomada a Associação dos Moradores do Bairro de Nova Orleans. Em duas oportunidades, em 1º de dezembro de 2014 e 16 de março de 2015, os moradores se fizeram presentes na Câmara de Vereadores do município.

Seus anseios receberam apoio dos edis, sendo realizadas, inclusive, indicações para o Poder Executivo. Os moradores reuniram-se também com o secretário de Infraestrutura, Udir Luiz Pavei, o Dija, e com o secretário de Administração, Eduardo Bertoncini. Entretanto, resoluções não foram realizadas.

Conforme o presidente da associação de moradores, Joel Cavanholi, os principais problemas encontram-se nas estradas, que estão em estado de insegurança, tendo em vista os enormes buracos no chão, que não são resolvidos. Mas, além disso, em alguns pontos do bairro há esgoto a céu aberto, carência na coleta de lixo, falta de iluminação pública e ausência de proteção nos bueiros.

“Esperamos que com essa manifestação nós consigamos fazer com que os problemas sejam resolvidos. Nosso bairro é como uma família, estamos unidos e vamos lutar até conseguir. Para nós, essa é a melhor forma de mudar nossa realidade. Não pedimos nada de extraordinário, tudo que queremos é fazer valer nossos direitos”.

 Além dos problemas internos, busca-se também uma rótula na entrada do bairro, já que seu acesso se dá através da SC-108. “Os carros andam em velocidade alta por se tratar de uma rodovia, mas há famílias com crianças morando próximo ao local. Há empresas se instalando, então o fluxo de veículo só cresce e tem ficado cada vez mais perigoso. Um redutor de velocidade não é suficiente, uma rótula é necessária, antes que uma fatalidade aconteça”.

Conforme o secretário de Infraestrutura, as questões são resolvidas por prioridades. “Algumas dificuldade existem no local, o loteamento deveria ter melhor planejado. Mas nós não temos problemas apenas naquele bairro. Procuramos trazer nossas ações planejadas. As chuvas de janeiro prejudicaram bastante nosso município, aumentando as questões que precisam de nossa atenção”, explicou Dija.

[soliloquy id=”120304″]