Geral

Moradores fecham estrada do Farol de Santa Marta

Foto: João Baiuka/Divulgação/Notisul

Foto: João Baiuka/Divulgação/Notisul

Os moradores do Farol de Santa Marta, em Laguna, não aguentam mais a situação da estrada. Com uma audiência pública marcada para esta segunda-feira para tratar das obras que estão paradas há oito meses, cerca de 70 pessoas fecharam a estrada ontem, na SC-100, durante duas horas e meia em protesto pela falta de manutenção na via.

Conforme o secretário de obras da Cidade Juliana, Renato de Oliveira, a manutenção não era realizada porque o estado que estava responsável pela obra. “Hoje (ontem) o estado liberou para fazer a manutenção. A partir das 9 horas estaremos lá com as máqunas”, afirma.

O morador João Alberto Schmitz Filho conta que o propósito da paralisação de ontem foi chamar a atenção dos poderes públicos. “Caso não apareça ninguém aqui com as máquinas vamos  fazer o possível para pressionar. Nesta situação não pode ficar. Estamos perdendo turistas”, destaca.

A extensão que ainda falta para ser asfaltada é de 2,28 quilômetros. Aproximadamente 800 metros foram concluídos. “São cinco anos de luta que esperamos que acabe”, enfatiza João.

SC-100

A SC-100 é um dos trechos integrantes de um projeto muito antigo do governo do estado: a efetivação da chamada rodovia Interpraias. Visa interligar o litoral sul catarinense por uma rodovia turística, entre Laguna e Passo de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul.

Projeto

O projeto foi dividido em cinco lotes. O primeiro a ficar pronto foi o trecho 4: a estrada do Camacho, quando a inauguração ocorreu em outubro de 2009. O segundo foi a parte referente a Laguna (trecho 5), em abril de 2014. Os três primeiros lotes não têm previsão de quando serão feitos.

Com informações do Jornal Notisul