Geral

Morro da Cruz recebe iluminação

A cruz no alto do morro poderá ser vista de 17 comunidades

A iluminação do Morro da Cruz foi acesa oficialmente na noite desta quinta-feira (28), pelo prefeito Itamar da Silva, no bairro Mina União, em Criciúma, debaixo de uma chuva fina, mas que foi passageira. A escolha pela quinta-feira Santa, dia imediatamente anterior à Sexta-feira da Paixão, se deu em função do fim da Quaresma e do início do Tríduo Pascal, período em que o local recebe centenas de romeiros em penitência.

Em ato informal, entre orações e bençãos, o prefeito contou que conhecia a história daquela cruz que foi colocada no alto do morro pelo então pároco de Criciúma, Padre Agenor Neves Marques. Itamar destacou que a ideia surgiu em uma conversa com um amigo que chamou sua atenção para a importância do local que poderá se tornar um ponto turístico na cidade. “Achei a ideia muito interessante e dei início aos trabalhos, o pátio estava cheio de mato e tinha muito lixo, agora iluminado tem também segurança e esperamos que seja bem aproveitado”, pontuou.

Com esta ação executada pelo Governo do Município, a cruz imponente no alto do morro poderá ser vista de 17 comunidades próximas. De acordo com o Chefe do Poder Executivo, o espaço recebe muitos fiéis o ano inteiro, mas o movimento é ainda mais intenso nesta época do ano, por se tratar da Semana Santa. Ele relata que foram providenciadas melhorias no acesso, além da implantação da rede elétrica. Ao longo da subida foram colocados 34 postes.

O técnico em Turismo, Moacir Cardoso, foi quem deu a ideia da iluminação ao prefeito Itamar da Silva e esteve presente no ato. Ele conta que a valorização do Morro da Cruz é muito importante para a cidade, pois, acredita que o local possa ser futuramente um ponto turístico. Na sua avaliação, hoje já está pronto para ser um cartão postal. “Com esta obra o prefeito contribuiu com a preservação da história de um espaço que teve início na década de 40. Isso é patrimônio público e precisava mesmo de atenção. Hoje realizei um sonho que tinha desde criança”, disse ele emocionado.

Para o padre da comunidade, Alírio Leandro, a iluminação foi um verdadeiro presente de Páscoa. Ele considera o Morro da Cruz um espaço Santo. “Agradeço de coração pelo serviço realizado pela prefeitura, quero abençoar a todos que trabalharam para trazer a luz até aqui, pois este espaço é muito importante para nós. Trata-se de um lugar de oração e fé, não só para os católicos, mas para todos nós”, relatou o sacerdote.

A história da Cruz

Em 1945, o Padre Agenor Neves Marques, então pároco de Criciúma, juntamente com a comunidade local, resolveu construir uma Cruz no alto do morro, para que a cidade inteira pudesse ver. Na época o local era conhecido como Morro da Miséria, nome dado pelos colonizadores que iam até o alto do morro para caçar e pouca coisa conseguiam levar para casa.
Para montar o altar da cruz, as pedras foram recolhidas no Pinheirinho, onde estava sendo construída a estrada de ferro, e trazidas de carro de boi. No dia 5 de maio de 1946 a cruz foi inaugurada, e nela está até hoje a inscrição “Salva tua alma”. De lá para cá, o espaço é frequentado quase que diariamente por romeiros.

Kênia Pacheco/Decom Prefeitura de Criciúma

[soliloquy id=”23268″]