Geral

Morro da Fumaça realiza ações em alusão ao Novembro Azul

O mês é todo voltado à prevenção do câncer de próstata e da promoção da saúde do homem.

Foto: Filipe Casagrande / Comunicação Prefeitura de Morro da Fumaça

Após as diversas ações durante o Outubro Rosa, o Governo Municipal de Morro da Fumaça, através da Secretaria do Sistema de Saúde, prepara as atividades voltadas ao Novembro Azul. O mês é todo voltado à prevenção do câncer de próstata e da promoção da saúde do homem.

Serão realizados atendimentos e orientações em todas as unidades de saúde que, inclusive, terão horário especial. O encerramento da campanha ocorrerá no dia 29 de novembro, com uma palestra sobre o tema no Salão Paroquial da Igreja Matriz São Roque. “Depois das diversas ações durante o Outubro Rosa, que obteve grande adesão das fumacenses, contamos com a presença dos homens em nossas unidades de saúde para se prevenir contra possíveis doenças”, enfatiza o secretário do Sistema de Saúde, Robson Francisconi.

Outubro Rosa encerra com diversos atendimentos realizados

A Secretaria do Sistema de Saúde encerrou a Campanha Outubro Rosa após a realização de várias ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero. Durante o mês de outubro foram realizados 661 coletas de exames preventivos de câncer de colo de útero, 396 solicitações de mamografias e 406 testes rápidos de HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis, além de exames clínicos de mama, consultas e procedimentos médicos, de odontologia, psicologia e nutrição. Para encerrar o mês da campanha, no dia 30 aconteceu uma palestra ministrada pela Enfermeira Obstétrica e Sexóloga Gabriela Dias, que falou sobre o tema “Ouça Seu Corpo”, quando foram discutidas questões de prevenção, promoção da saúde e sexualidade. “As mulheres entenderam ao chamado e foram às unidades de saúde buscar a prevenção. Contamos com a dedicação de toda a equipe da secretaria que se esforçou ao máximo durante toda a campanha’, completa Francisconi.

Programação do Novembro Azul

10/11 (sábado)

08h às 12h – Atendimento e orientações de saúde, realização de testes rápidos, solicitações de exames de sangue (PSA), na Unidade de Saúde da Linha Torrens.

14/11 (quarta)

8h às 12h e 13h às 16h – Verificação de pressão e glicemia, testes rápidos, orientações e solicitações de exames de sangue (PSA), no Paço Municipal Auzílio Frasson.

17/11 (sábado)

8h às 12h – Atendimento e orientações de saúde, realização de testes rápidos, solicitações de exames de sangue (PSA), nas unidades de saúde de Vila Rica e Linha Cabral.

24/11 (sábado)

8h às 12h e 13h às 17h – Atendimento e orientações de saúde, realização de testes rápidos, solicitações de exames de sangue (PSA), nas unidades de saúde dos bairros: Centro, Naspolini, Estação Cocal, Mina Fluorita, COHAB, Jussara e Graziela.

29/11 (quinta)

19h30min – Palestra sobre a Saúde do Homem e Prevenção ao Câncer de Próstata, com sorteio de brindes e coffebreak de encerramento, no Salão Paroquial da Igreja Marriz São Roque.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Morro da Fumaça

Notícias Relacionadas

No mês de aniversário do ECA, Conselho Tutelar de Lauro Müller faz resumo da história e ações no município

Para lembrar e celebrar o aniversário do ECA, o Conselho Tutelar de Lauro Müller montou um histórico das ações realizadas desde 1994, ano de criação do órgão no município.

CDL premia ações de sensibilização ambiental em escolas municipais de Lauro Müller

O Projeto do CDL na Escola teve como tema, na edição deste ano, “O que você pode fazer em defesa da biodiversidade?”.

Coronavírus em SC: Portaria define ações de enfrentamento conforme classificação de risco regional

Pela nova portaria, as regiões classificadas como Risco Potencial Gravíssimo devem atender a essas determinações imediatamente, pois o documento entra em vigor na data de sua publicação.

Secretaria da Educação disponibiliza acesso à ferramenta de atividades não presenciais para alunos e professores

As contas educacionais já foram geradas e organizadas para o acesso de forma rápida.