Geral

MP instaura inquérito sobre centralização do Samu

Foto: Reprodução RBS TV

Foto: Reprodução RBS TV

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) instaurou inquérito para acompanhar a possível centralização das ligações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no estado. A ideia do governo é centralizar pra cortar gastos. Pela nova proposta, todas as ligações feitas para o Samu em Santa Catarina seriam direcionadas para Florianópolis, como informou reportagem do RBS Notícias desta quarta-feira (22).

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina anunciou que pretende centralizar o atendimento telefônico das emergências médicas do Samu em uma única central em Florianópolis. Segundo o órgão, seriam economizados R$ 20 milhões por ano com a medida. As ambulâncias, no entanto, continuariam com sede em cada município.

O promotor de Justiça Daniel Paladino quer entender os detalhes da possível mudança. "Qual o impacto disso à população, se haverá mudança no tempo-resposta do atendimento, se haverá corte no quadro de pessoal do Samu e, a partir disso, a gente vai estar acompanhando, monitorando", explicou.

Para a Fundação dos Trabalhadores dos Serviços de Saúde no estado, a centralização não é uma boa ideia. Os funcionários dizem que o serviço vai ficar mais demorado. "Os operadores que atendem lá no local conhecem a região com muito mais facilidade do que quem está em Florianópolis. Isso facilita na orientação das ambulâncias para o local do atendimento", disse o diretor de negociação coletiva, Jânio Silva.

Já o secretário de estado da Saúde, João Paulo Kleinubing, garante que o tempo de resposta não vai mudar. "As pessoas serão formadas para atender, poder dar o despacho adequado e chamar a ambulância para conseguir orientá-la, a fazer o atendimento. Quem tem que conhecer o estado é quem está lá na ambulância, ele está lá perto, ele que vai poder fazer o melhor atendimento", afirmou.

Plano será apresentado no Sul

A proposta do governo será apresentada durante o 61º Encontro de Secretários Municipais de Saúde, que ocorre nesta quinta (23) e sexta (24). Estão previstas uma reunião da Comissão de Intergestores Bipartite e uma mesa de debate entre a Secretaria de Saúde e o Conselho de Secretarias Municipais, quando as propostas para o Samu devem ser apresentadas.

Com informações do site G1 SC