Saúde

Mulher de Tubarão pode ter contraído dengue

O material coletado já foi enviado para análise em laboratório. Sete focos foram encontrados neste ano em Tubarão

Foto:Daniela Goulart/Divulgação/Notisul

Foto:Daniela Goulart/Divulgação/Notisul

Uma moradora de Tubarão está com suspeita de dengue após ter retornado de uma viagem de férias que realizou para fora do estado na semana passada. 
 
Conforme reportagem do jornal Notisul, o caso deixa em alerta a vigilância epidemiológica do município. “Ela já está em casa e recebeu os devidos cuidados médicos. Já encaminhamos o material coletado para análise de técnicos do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Florianópolis. Pode ser apenas uma gripe, pois os sintomas são bem semelhantes”, confirma o coordenador do Programa de Combate à Dengue da Cidade Azul, Hélio de Oliveira Júnior.
 
O sétimo foco do mosquito Aedes Aegypti foi encontrado no município no último dia 15. Se compararmos com o mesmo período do ano passado, em 2014 são três a menos. De janeiro ao fim de abril de 2013, foram dez focos constatados.
 
A equipe do Programa de Combate às Endemias realiza constantes vistorias nas mais de 500 armadilhas e pontos estratégicos (cemitérios, borracharias e empresas de materiais de construção) da Cidade Azul. Os últimos dois focos foram encontrados nos bairros Humaitá de Cima e São João margem esquerda. Um deles foi localizado próximo à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e outro próximo ao 5° Batalhão da Polícia Militar.
 
As larvas foram encontradas em armadilhas vistoriadas de sete em sete dias pelos agentes do programa. “Alertamos a população das proximidades sobre a importância de manter as casas sempre bem cuidadas, para que não deixem água parada para o mosquito se proliferar”, orienta Hélio.