Esporte

Mundial de Clubes será no Marrocos em 2023 e a partir de 2025 terá 32 times

Foto: Divulgação

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, anunciou nesta sexta-feira, 16 a criação de um novo Mundial de Clubes, a ser disputado a cada quatro anos, com 32 times. A primeira edição será em 2025, com sede ainda a ser definida. “Será como a Copa do Mundo das seleções”, declarou Infantino, em entrevista coletiva em Doha, dois dias antes da final da Copa do Mundo do Catar.

O número de times por continente ainda será definido. A Uefa e a Associação de Clubes Europeus (ECA) querem que a Europa tenha 12 representantes. É a condição que apresentaram para apoiar a competição.

A Fifa não anunciou o local desta primeira edição do novo Mundial de Clubes com 32 times, mas é natural que o torneio ocorra na América do Norte, como evento-teste para a Copa do Mundo do ano seguinte.

Versão estendida

A versão estendida do Mundial de Clubes foi anunciada pela Fifa em 2019. A primeira edição seria em 2021, com 24 clubes. A pandemia da Covid-19, no entanto, adiou a ideia da entidade, que manteve o formato apenas com os campeões continentais nos anos seguintes.

No formato inicial, com 24 clubes, a ideia era que o torneio contasse com oito europeus, seis sul-americanos, e as dez vagas restantes seriam divididas entre os demais continentes. À época, os clubes europeus e a Uefa anunciaram que boicotariam o novo torneio, que ocuparia um grande espaço no calendário. Com a ampliação de 24 para 32 clubes, é esperada nova resistência das equipes europeias para o novo formato do Mundial.

O dirigente também afirmou que haverá um Mundial de Clubes feminino, com detalhes de formato, data e número de participantes a serem definidos.

Marrocos vai sediar a competição em 2023

O conselho da Fifa, reunido em Doha, no Catar, definiu nesta sexta-feira que o Mundial de Clubes será realizado no Marrocos. O torneio será disputado dos dias 1º a 11 de fevereiro de 2023.

O Flamengo já tem presença marcada na competição. O Rubro-Negro, classificado diretamente para a semifinal, venceu a Copa Libertadores ao bater o Athletico-PR por 1 a 0, com gol de Gabigol.

Por sua vez, o Real Madrid também conseguiu vaga direta. O clube espanhol é o atual campeão Liga dos Campeões, troféu que foi erguido após o time levar a melhor diante do Liverpool por 1 a 0, com tento de Vinicius Junior.

Vale destacar que mudanças no calendário da Recopa Sul-Americana serão feitas. A competição, disputada entre Flamengo e Independiente Del Valle, estava prevista para acontecer nos dias 8 e 15 de fevereiro. Sendo assim, a Conmebol terá que remanejar as datas.

Além das equipes citadas, o Mundial de Clubes ainda terá a participação do Seattle Sounders, campeão da Champions da Concacaf, e do Auckland City, campeão continental da Oceania. O representantes asiático ainda está indefinido.

O Al-Ahly também conseguiu vaga, já que o campeão africano é o Wydad Casablanca, do próprio Marrocos, país-sede. Com isso, o regulamento define que o lugar deve ser ocupado pelo vice-campeão continental da África.

 

Notícias Relacionadas

Associação Atlética de Orleans precisa de apoio para fazer ainda mais história no futebol orleanense

Próspera lança plano de sócio para a temporada

Neste primeiro momento, três tipos de modalidades estão disponíveis para a torcida.

Homenagens marcam um ano da tragédia com a Chapecoense

Dentista de Lauro Müller coleciona quase 5 mil escudos de seleções desenhados no paint

Coleção de Christiano Hilbert Brighente, inclui todas as seleções da FIFA, além de outros clubes de futebol. Desenhos já foram entregues aos jogadores Roberto Dinamite e Zico, que colocou um banner no museu de seu Centro de Futebol no Rio de Janeiro