Geral

Museu Ferroviário de Tubarão organiza passeio de Maria Fumaça

A saída acontece às 8 horas, do dia 14 de setembro, do Museu Ferroviário, com destino ao município de Urussanga

As mesmas máquinas que ajudam a recontar a história, agora também vão proporcionar uma verdadeira viagem ao tempo. Quem deseja reviver o passado ou curtir a emoção de um passeio a bordo de uma Maria Fumaça terá esta oportunidade no dia 14 de setembro (sábado). O Museu Ferroviário de Tubarão (MFT) estará promovendo neste dia um passeio de trem turístico entre Tubarão e Urussanga.

Para quem deseja fazer o passeio, deve se organizar e garantir o seu lugar, pois as vagas são limitadas. O comboio tem capacidade para 220 passageiros sentados.

Além do comboio de vagões de passageiros, o trem turístico dispõe de vagão lanchonete, vagão bombeiro, vagão de serviço e um dos vagões é sem acentos para que os passageiros que quiserem possam dançar durante a viagem, com a animação de um gaiteiro.

A saída acontece às 8 horas, do Museu Ferroviário, com destino ao município de Urussanga, onde a chegada é prevista para o meio dia. O retorno ocorre às 16h, com chegada a Tubarão às 18h45min.

O preço da passagem é de R$ 50,00 por pessoa, sendo que criança acima de cinco anos paga passagem igual, se ocupar um acento.

O MFT não aceita reservas. As passagens podem ser compradas diretamente no escritório do museu, em Tubarão, ou por deposito bancário: Agência 201-1 (Banco do Brasil), conta corrente 37922-0 (Sociedade dos Amigos da Locomotiva a Vapor). Neste caso o interessado deve remeter por via fax ou e-mail seu comprovante de depósito que automaticamente será grampeado em sua passagem e no dia do passeio, quando apresentar o comprovante original, retira a passagem.

Preservação e divulgação do patrimônio cultural

A viagem é uma das ações que visa à preservação e divulgação do Patrimônio Cultural Ferroviário Sul-catarinense, através da valorização da história da Ferrovia Donna Thereza Christina.

Tubarão tem sua identidade cultural intimamente ligada à cultura sobre trilhos. Desde 1884, quando a Ferrovia Donna Thereza Christina instalou-se na região de Tubarão, a cidade desenvolveu-se em sua estrutura urbana estimulada pelas atividades ferroviárias. O Trem adquiriu significados profundos para a memória dos tubaronenses, que viveram ou ouviram as histórias daquela época.

O passeio de Trem Turístico realizado periodicamente pelo Museu Ferroviário de Tubarão, é uma opção diferenciada de entretenimento e lazer, que alia a cultura e a memória ferroviária à promoção do turismo na região, em um percurso que ao sul pode ir até Urussanga e, ao norte, até Imbituba.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (48) 3632-3450 e 8820-2575.