Geral

Museu Ferroviário precisa de ajuda

Foto: Carolina Hoepers

Foto: Carolina Hoepers

A situação do Museu Ferroviário de Tubarão foi discutida em um encontro realizado na tarde da terça-feira (30), na sede da própria instituição.

Participaram da reunião a diretoria e funcionários do museu, o chefe de gabinete do prefeito, Fernando Ferreira, o diretor-presidente da Fundação de Cultura e Esporte, José Acco Junior, a gerente de cultura do município, Lilian Guedes, e a professora Valdézia Pereira, pela Unisul.

Foram discutidos diversos aspectos da atual situação do Museu Ferroviário, que passa por dificuldades para se manter. Em vista disto, algumas medidas foram elaboradas e debatidas, e outras já definidas.

Dentre estas definições, a prefeitura irá auxiliar o museu a conseguir os encaminhamentos necessários para a obtenção de recursos, através de projetos e programas de incentivos.

Já no campo das ideias discutidas, destaque para a possível criação de um circuito de lojas com produtos relacionados ao tema, e que complementariam a experiência do visitante, além de levantar recursos para o museu.

Também foi colocada na mesa a possibilidade de se instalar no local uma escola ferroviária, que ensinaria a arte das ferrovias, desde a condução de locomotivas, até a manutenção dos vagões e equipamentos afins, e que atrairia interessados de todo o país, uma vez que são poucas as instituições no Brasil que oferecem tal aprendizado.

Segundo Fernando, o encontro foi positivo: “Foi muito importante a reunião, e as ideias de revitalização e utilização deste espaço que faz parte da história da nossa cidade foram muito criativas e bem vindas; estaremos apoiando o museu a conseguir os encaminhamentos que precisa para sair dessa situação”, comentou o chefe de gabinete.