Poder Executivo

Mutirão de castração é realizado em Lauro Müller

Fotos: Divulgação / Comunicação Governo do Município de Lauro Müller

Nessa quarta-feira (29) foi realizado um mutirão de castração e microchipagem de 200 animais de famílias de baixa renda de Lauro Müller. A ação foi promovida pelo Governo do Município, por meio das secretarias municipais de Administração, Assistência Social, Saúde e Fundação Ambiental Municipal – FAMLM, e a expectativa é de ampliação da iniciativa.

Conforme a bióloga da fundação, Camila Flor André, as famílias dos bairros Arizona, Morro da Palha e Quilômetro 107 passaram por um processo de seleção e foram contempladas com os custos dos procedimentos e dos medicamentos necessários para o processo pós-operatório. A carreta Castra Móvel foi instalada na praça do bairro Arizona e as cirurgias foram realizadas pela veterinária Marina Dante. O veículo especializado permaneceu no local na quinta-feira para outro mutirão, ofertado pela profissional com preços populares.

Camila ainda explica que esse é um projeto piloto e que a iniciativa deve ser levada para outros bairros de Lauro Müller. As famílias de baixa renda que tem interesse devem incluir os nomes no Cadastro Único na Secretaria de Assistência Social ou procurar a Fundação do Meio Ambiente para as próximas ações.

Ela ainda ressalta a importância da realização do procedimento. “A castração proporciona um controle da população de animais de rua, que é um grande problema registrado aqui e em diversas cidades em função dos casos de abandono e reprodução desses animais. A microchipagem é um procedimento rápido e indolor que permite identificá-los, relacioná-los com seu responsável e armazenar dados relevantes sobre a saúde do animal”, argumenta.

Durante os trabalhos, o prefeito Valdir Fontanella, a secretária de Saúde, Carla Zabotti Dias, visitaram a Carreta Móvel e conheceram mais detalhes do projeto trazido para Lauro Müller. “Isto é um problema de saúde pública que nós, enquanto Poder Executivo, estamos promovendo esta iniciativa com intuito de controlar a população de cães e gatos no município. Certamente teremos novas edições do projeto para outras regiões do município”, garantiu Fontanella.

Letícia Rossi Righetto, da ONG Miados e Latidos, também informa que a Fundação do Meio Ambiente promove a castração de animais de rua e está atuando nos casos de maus-tratos. “Se você se deparar com um animal de rua machucado ou vítima de maus-tratos pode procurar a Fundação do Meio Ambiente ou fazer um denúncia sobre alguma situação”, finaliza a voluntária.

Colaboração: Comunicação Governo do Município de Lauro Müller

  • IMG_0072
  • IMG_0073
  • IMG_0079
  • IMG_0084
  • IMG_0087
  • IMG_0090
  • IMG_0095
  • IMG_0101
  • IMG_0104
  • IMG_0107

Notícias Relacionadas

Projeto Educanvisa promove saúde em escolas da rede municipal de Lauro Müller

Idosos integrantes do Projeto Vovolei recebem novas camisetas em Lauro Müller

2ª edição da Feira do Livro é aberta em Lauro Müller

O evento seguirá até o sábado (10) nas dependências do Salão de Festas da Igreja Matriz.

2ª edição da Feira do Livro é encerrada com sucesso em Lauro Müller

Cerca de 1,9 mil alunos matriculados em 11 unidades escolares do município estiveram envolvidos diretamente na Feira.