Geral

‘Não explore o turista, explore o turismo’. Procon estadual faz operação contra abusos

Órgão faz ação para alertar o que pode e o que não pode ser cobrado de moradores e turistas

Foto: Leo Munhoz

O Procon de Santa Catarina faz uma operação contra a exploração do turista durante a alta temporada. O objetivo é orientar consumidores e fiscalizar estabelecimentos.

A expectativa do comércio é que esta seja uma temporada de verão com alto movimento no Estado, principalmente nas praias. O Procon reforça que, para evitar preço abusivos e outras práticas ilegais, o órgão inicia a ação “Não Explore o Turista, Explore o Turismo”, alertando para o que pode e o que não pode ser cobrado de moradores e turistas.

“Além de orientar o consumidor, estaremos com uma equipe na rua para fiscalizar os estabelecimentos e evitar o aumento abusivo de preços, característico deste período”, explica o diretor do Procon, Tiago Silva.

Confira as orientações

Taxa de serviço

Os 10% cobrados na conta como taxa de serviço é opcional, ou seja, o consumidor não é obrigado a pagar e a informação deve constar no cardápio do estabelecimento.

Couvert artístico

A cobrança de couvert artístico deve ser informada de maneira prévia, de forma clara e ostensiva, preferencialmente, na entrada do estabelecimento comercial e em caso de música ao vivo. Caso isto não aconteça, o consumidor pode se recusar a pagar o valor.

Consumação mínima

Nenhum estabelecimento comercial pode cobrar uma consumação mínima. Está prática é abusiva e caracteriza venda casada. Portanto, é proibido cobrar para usar cadeiras e mesas na praia, por exemplo.

Informações ao consumidor

Todas as informações devem estar claras, objetivas e à disposição dos clientes. A orientação é verificar se o estabelecimento comercial possui o número do Procon e o Código de Proteção e Defesa do Consumidor e peça para consultá-lo se assim desejar.

Meia entrada

Em eventos culturais, a promotora é obrigada a disponibilizar ingressos e meia entrada. Fique atento à legislação para saber se você tem direito.

Estacionamentos

Os estacionamentos são responsáveis por quaisquer danos ou avarias causadas ao veículo enquanto estiverem sob sua responsabilidade.

Quer receber as principais noticias da região? Entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Camarotes e ingressos

O consumidor deve ficar atento na compra de ingressos para festas em locais privados, para prevenir-se contra falsificações. Todos os anúncios e materiais de divulgação que comprovem o que está sendo oferecido na festa devem ser guardados, pois serão usados como prova caso haja o descumprimento da oferta.

Já para compras realizadas via internet ou telefone, o consumidor poderá desistir no prazo de sete dias.

Via ND+