Geral

Nasce primeiro bebê por parto domiciliar em Criciúma

Instituições uniram-se para realizar parto humanizado

A vida do casal Gabriela Martins Valerim e Henrique da Silva Valentim mudou completamente depois deste fim de semana. Gabriela deu à luz ao seu primeiro filho, e o primeiro bebê criciumense a nascer através do parto humanizado domiciliar.

A gestação e o parto foram acompanhadas por profissionais de três instituições, a Hanami, de Florianópolis, que atua com o parto humanizado domiciliar há mais de 13 anos, a Zoe Nascer Divido, de Tubarão e Inanna de Criciúma. Através de uma parceria, quatro enfermeiras obstretas e duas doulas (acompanhantes de parto que oferecem suporte afetivo, físico, emocional e de conhecimento para a gestante) facilitaram a chegada do bebê de Gabriela e Henrique.

Segundo o site Engeplus, Joaquim, João ou Bento, são alguns dos nomes que os pais ainda estão estudando para o menino, que veio ao mundo às 16h55min deste domingo, dia 15, com 3,870 quilos.

"Sou enfermeira obstetra. Trabalho também pela humanização do parto", conta a mãe. "Sempre acreditei no processo do parto e no poder da mulher de gestar e parir. Desde que descobri o mundo da humanização sabia que quando engravidasse teria em casa. Para mim sempre foi o lugar mais seguro para uma mulher com gestação de baixo risco ganhar seu bebê", relata Gabriela.

O pequeno nasceu na casa do casal, na água da banheira. "O Henrique foi a primeira pessoa a encostar nele, que logo pegou e me entregou, e então nos olhamos pela primeira vez", conta Gabriela.

Entenda o Parto Humanizado, leia a reportagem que a Redação Engeplus fez com a equipe do Inanna neste ano.

[soliloquy id=”156737″]