Geral

No dia mais frio registrado no ano, termômetros marcam temperaturas abaixo de 0°C em SC

Conforme a Defesa Civil, o frio em SC ocorre devido ao avanço de uma massa de ar frio e seco; além disso, o órgão confirma que a terça-feira (28) é o dia mais frio do ano

Foto: Divulgação

Santa Catarina acordou com as temperaturas baixíssimas e, conforme a Defesa Civil, esta terça-feira (28) deve ser o dia mais frio do ano, devido ao avanço de uma massa de ar frio que provoca declínio acentuado nos termômetros.

O órgão aponta que as temperaturas devem oscilar entre 3°C e 7°C durante a manhã na região do Grande Oeste e os planaltos. Nos pontos mais altos da Serra catarinense, ficarão negativas.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável

Além disso, os ventos causados por um ciclone extratropical em alto mar deve diminuir a sensação térmica, intensificando a sensação de frio. A Defesa Civil revela que o frio deve persistir ao longo da semana, até a quinta-feira (30).

Frio em SC será intenso nesta terça-feira

O giro do ciclone extratropical no mar, na região do Rio Grande do Sul, desloca umidade para o continente e deixa a presença de nuvens nas áreas de divisa com Santa Catarina.

Nas demais regiões, a Defesa Civil sugere que o sol deverá aparecer entre as nuvens.

O órgão afirma que a aproximação de uma massa de ar seco e frio que avança da Argentina, e a maior cobertura de nuvens, deixam as temperaturas baixas.

As máximas estarão entre 6°C e 10°C no planalto Sul e Meio Oeste, de 16°C a 20°C no litoral e entre 10°C e 13°C nas outras regiões.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

A Defesa Civil ainda alerta para que, devido ao frio intenso, há risco baixo a moderado para o agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Massa de ar frio avança e mínima pode ficar abaixo de 5°C durante a noite desta quarta-feira em SC

O dia começa com tempo instável, mas a chuva fica mais reservada durante a manhã e início da tarde.

Serra registra mínima de -8°C e pelo menos 17 cidades de SC têm temperaturas negativas; FOTOS

Menor temperatura foi registrada em Urupema. Pelo menos outras 16 cidades do estado haviam registrado temperaturas negativas, segundo a Defesa Civil, neste domingo (4).

Sábado amanhece com geada na Serra de SC e termômetros abaixo de 0°C

Árvores congelaram no Centro de São Joaquim e termômetros marcaram -4ºC.

Epagri Ciram alerta para frio intenso em SC de quarta-feira a sábado

Todos as áreas do estado serão afetadas, sobretudo as áreas altas.