Geral

No mês de combate ao câncer, Unibave promove ações para as mulheres

Outubro é caracterizado o mês rosa devido as campanhas realizadas pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de inúmeras cidades do Brasil e do mundo. Uma ideia iniciada pelos americanos que objetiva conscientizar sobre a importância da prevenção do câncer de mama, mais comum em mulheres.

Em Orleans, empresas, entidades, escolas e o comércio em geral, apoiaram a causa nobre, enfeitando de alguma forma os seus ambientes e até em acessórios nos uniformes.

No Unibave acontecerão cinco dias voltados especialmente às mulheres. Conforme a professora e enfermeira, Greice Lessa, está sendo programada a semana: Unibave Rosa. Sob a responsabilidade da equipe de professores e acadêmicos da 6ª fase do curso de enfermagem. “É um mês destinado realmente a conscientização de todas as mulheres, independente de idade. Pensando nisso, iniciamos um trabalho nas escolas do município chamado de Amiguinhos do Peito. Os alunos puderam tirar suas dúvidas com relação a esta patologia. Firmando esta ideia, eles elaboraram cartazes referentes ao tema”, destaca Greice.

Tem início na próxima segunda-feira (21) no Centro de Vivências do Unibave, uma semana de encontros com palestrantes, amigos, familiares e portadores de câncer, debatendo o assunto entre os participantes. O evento se encerra no dia 25 de outubro. "Contamos com a presença de todos. Na terça-feira (22), o Padre Pedrinho Goulart vai ministrar uma palestra que falará sobre autoestima. Será um momento único para todos que vivenciam ou conhecem pessoas que estão em uma luta diária contra essa doença", pontua Lessa.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA em 2010 ocorreram 12.852 mortes por câncer de mama no Brasil, sendo 147 homens e 12.705 mulheres. O câncer de mama quando diagnosticado previamente tem grandes chances de cura.

Colaboração: Ariel Rodrigues

[soliloquy id=”43514″]