Segurança

Nove pessoas caem no golpe do guincho em Tubarão

Somente na última semana, nove moradores de Tubarão foram vítimas de uma fraude chamada de “golpe do guincho”, conforme informações do delegado da Central de Plantão Policial (CPP), André Bermurdez.
Conforme o delegado, o golpista se faz passar por um familiar ou amigo da vítima e entra em contato por telefone, afirmando que estava indo visitar a pessoa, mas o carro estragou no caminho. “O golpista pede, então, que a vítima faça um depósito em uma conta, que supostamente ele retiraria em um caixa automático próximo ao local no qual se encontraria, para pagar o guincho”, explica o delegado.

Segundo André, os casos registrados estão indo para investigação, mas nem sempre é fácil identificar os golpistas. “Pedimos a quebra do sigilo telefônico e muitas vezes descobrimos que são números que caem em outros Estados, dentro de presídios. A conta no banco muitas vezes é no nome de um laranja, ou em nomes que não se pode identificar”, comenta.

Por isso, o delegado frisa a importância de se prevenir contra o golpe. “Quando alguém receber uma ligação desse tipo, é importante procurar identificar a pessoa, fazendo uma pergunta pessoal, tomando cuidado para não citar nomes, pedindo que a pessoa se identifique. Também é fundamental que a pessoa, ao receber uma ligação dessas, faça o registro do boletim de ocorrência, mesmo que não seja vítima do golpe, para que possamos ter mais elementos para investigar”, pontua.

Prêmio

Segundo Diário do Sul, outro golpe, já antigo, mas que continua vitimando a população, é o chamado “golpe do prêmio”. Segundo André, dois casos foram registrados na última semana. “A pessoa recebe uma ligação dizendo que foi sorteada em uma premiação de algum programa de televisão famoso, mas que, para receber o prêmio, tem que fazer o depósito de um certo valor em uma conta”, explica o delegado.