Geral

Novo canil no KM 92 recebe animais

O novo canil, localizado no KM 92, já abriga os 90 cães abandonados que passaram a ser responsabilidade da administração municipal de Orleans. O local recebeu diversas melhorias para acolher os animais. Trabalhos de limpeza e pintura, abertura de uma via de acesso, construção de solário, e instalação de telas de proteção, de uma fossa filtro, de uma composteira, de postes de energia elétrica e rede de água e esgoto foram executados ao longo do último mês.

As despesas com as melhorias, aluguel de imóvel e mantimento dos animais são custeados pelo Fundo Municipal de Saúde/Vigilância Sanitária/Centro de Controle de Zoonoses. “Investimos aproximadamente R$ 15 mil para que o local ficasse totalmente adequado para receber os cães. Além disso, temos uma despesa mensal superior a R$ 4 mil para suprir as necessidades dos animais. O montante é dividido entre a locação do imóvel, alimentação, medicamentos e cuidados com os animais”, detalha a secretária da Saúde de Orleans, Hirânia Maria Nazário Cascaes. O valor investido mensalmente varia de acordo com quantidade de ração e medicamentos necessários a cada mês.

“Entendemos que essa é uma questão de saúde pública e sempre trataremos os animais com muito carinho. Estávamos procurando um local adequado e, finalmente, encontramos”, pontua Hirânia, que ainda ressalta que será realizado um trabalho de conscientização da posse responsável dos animais de companhia para que o número de abandono diminua. “Agradecemos todos que sempre colaboraram com o cuidado desses animais, auxiliando também no transporte deles para o novo canil”, acrescenta a secretária.

O prefeito de Orleans, Marco Antonio Bertoncini Cascaes, ainda destaca que diversas reuniões foram realizadas com o objetivo de solucionar o problema o mais rápido possível. “Tivemos dificuldade em encontrar um lugar que atendesse as necessidades básicas dos animais. Visitamos diversos locais e discutimos amplamente o assunto. A nossa população pode ficar tranquila, pois nossos animais estão sendo muito bem tratados”, observa o gestor.

Colaboração: Stéphanie Piava Pizzolatti/Imprensa PMO

[soliloquy id=”42510″]