Geral

Novo CRAS de Jacinto Machado é entregue a comunidade

A secretária de Desenvolvimento Social e da Família Zete Molgaro Possamai Della não teve como conter as lágrimas de felicidade ao receber, junto com o prefeito Antonio João de Fáveri e vice-prefeito Adelor Emerich, o novo prédio do Centro de Referência da Assistência Social – CRA. A solenidade contou com a presença do secretário adjunto da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Arnaldo Zimmermann, deputado José Milton Scheffer, coordenadora do CRAS, Dione Pacheco Prudêncio, diretor da construtora Lajecril, Adelar Machado e o secretário do Desenvolvimento Regional Ademir da Silva, o Dema, vereadores, secretários municipais, diretores e assessores da prefeitura, lideranças de Jacinto Machado e região.

Em sua fala Zete relembrou da luta para conquistar a obra. “Lembro que o deputado José Milton nos assessorou na audiência com o saudoso secretário João José Cândido e conseguimos montar o processo em tempo recorde. Hoje só temos a agradecer por esta importante conquista que é da comunidade”, disse com voz embargada.

O vice-prefeito Adelor Emerich agradeceu aos vereadores que contribuíram para o processo de liberação da área para construção do prédio. Também enalteceu ao trabalho da secretária Zete e sua equipe que vem desenvolvendo e fazendo a diferença em Jacinto Machado.

O deputado José Milton Scheffer ressaltou a parceria entre o município e o estado na construção do CRAS, “Sou fà desse sistema de assistência social que atende a família inteira. A obra mais importante é aquela que ajuda a melhorar a vida das pessoas e esta vai ser a casa da Assistência Social em Jacinto Machado”, disse.

O secretário adjunto da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Arnaldo Zimmermann falou do diferencial da obra em Jacinto Machado, que teve uma série de detalhes, como canteiros de flores e plantas.  “Sei que isso tem a ver com o povo desta cidade. Aqui existe um ar positivo e isso contagia as pessoas”. Arnaldo disse ainda que o Governo do Estado luta para diminuir as desigualdades.

O prefeito Antonio João de Fáveri falou que o mês de agosto está sendo de muitas alegrias e realizações para o município. “Iniciamos com a maior festa de todos os tempos que foi a V Banarroz. No dia 12 conseguimos zerar a fila de espera por exames de alta complexidade como cateterismo, entre outros e no dia 19 foi dada a abertura ao Programa Jacinto Machado Contra as Drogas e hoje a entrega desta obra que é o CRAS. Essa é a porta de entrada para proporcionar cursos de capacitação para toda a família, clubes de mães e tantos programas como Nascer Feliz, entre outros. Essa obra nos impulsiona a fazer muito mais pelo social”, concluiu.

O secretário do Desenvolvimento Regional, Ademir da Silva, representando o Governo do Estado, disse que o governador vai liberar recursos da ordem de R$ 320 mil para recuperação da estrada que liga Jacinto Machado até Praia Grande. Sobre a entrega do CRAS  ressaltou a importância que o governador deu a região ao proporcionar duas unidades e disse que estão previstas mais centros de referência. “Parabenizo ao deputado Zé Milton por ser parceiro em trazer essa obra, ao prefeito Antonio que é uma referência como presidente da Amesc. Façam bom proveito desse ambiente que vai favorecer as pessoas menos favorecidas”, finalizou.

Ato contínuo a secretária Zete entregou algumas lembranças de produtos típicos da cidade para as autoridades e ocorreu o descerramento placa da obra e o corte da fita inaugural. Autoridades e público presente desfrutaram de um gostoso coquetel preparado pela equipe do CRAS. O atendimento na nova sede do CRAS já estará sendo feito a partir desta quarta-feira, 26 de agosto.

A obra

A nova sede do CRAS de Jacinto Machado está localizada na Avenida Afonso Possamai Della e conta com 169 metros quadrados de área construída, com sala de reuniões, salas de aula, sala de atendimento individual, além de cozinha e banheiros, com adequações para pessoas com necessidades especiais. O CRAS é a porta de entrada das famílias para a inclusão social e é o principal acesso para os serviços como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC – para idosos e pessoas com deficiência) e benefícios eventuais (auxílios natalidade, funeral e calamidade pública).

[soliloquy id=”142781″]