Segurança

Número de assaltos aumenta 40% em Tubarão

Foto: Gilmar Fernandes/Divulgação/Notisul

Foto: Gilmar Fernandes/Divulgação/Notisul

A questão da insegurança, a exemplo do que ocorre em grande parte das cidades no país, foi debatida ontem à noite na sessão da Câmara de Vereadores, em Tubarão. O comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Giovani Silveira do Livramento, foi convidado para falar sobre as questões da criminalidade e a atuação da corporação. 

O oficial apresentou gráficos comparativos sobre os números de ocorrências registradas, como tráfico de drogas, roubo, furto, entre outros delitos. O que chamou muito a atenção foi o número de assaltos a pessoas e a estabelecimentos comerciais, praticados neste ano, em relação a 2014, somente na Cidade Azul. Ano passado ocorreram 162 roubos. De janeiro a julho deste ano, foram registrados 167.

“Creio que grande parte deste aumento dos roubos, no qual trabalhamos com um índice de 40%, tem relação com o comércio de drogas. São assaltos rápidos, realizados em questões de minutos, de pequenos valores. Diferente de roubos a malotes e outros tipos planejados. Também ocorrem por questões econômicas, sociais e desempregos”, explica Giovani.

O tenente-coronel ainda informou que a criminalidade é migratória e que, quanto mais forte a repressão, também maior é a mudança de delitos. “Quando realizamos apreensões de drogas, os envolvidos com o tráfico precisam encontrar uma forma de pagar o material recolhido, de pagar o fornecedor, e passam a praticar roubos e furtos. O que mais nos preocupa é a banalidade da vida humana. Em nossa região, diferente de outras cidades, como Criciúma e Joinville, a situação aqui em Tubarão está controlada e hoje não há guerra de ganges”, compara Giovani.

Convite

O tenente-coronel Giovani Silveira do Livramento foi convidado pelo vereador Carlos Eduardo Zamparetti (PSD) para falar sobre as questões de segurança, criminalidade e a atuação do 5º BPM na região.

Com informações do Jornal Notisul