Saúde

Nutricionista dá dicas para o consumo consciente de chocolates

Nesta época do ano os chocolates fazem sucesso com as crianças e com os adultos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Este período do ano também é conhecido pelo grande consumo de chocolates. No entanto, o pré e pós-páscoa não podem ser de exageros.

Para não extrapolar, uma nutricionista dá dicas de consumo consciente de chocolates e, em casos contrário, orienta o que fazer com os excessos. De acordo com a nutricionista Sandra Back, o consumo ideal de chocolate seria entre 30 e 50 gramas por pessoa, porém, o consumidor deve prestar atenção nos tipos de chocolate.

O branco possui mais manteiga de cacau que massa de cacau, portanto, é menos saudável.

Já o ao leite é composto de leite em pó mais o cacau. Portanto, a melhor opção é o chocolate amargo e com mais cacau. “Para quem quer perder peso, a orientação é não consumir o produto diet, pois ele é direcionado para um público específico, como os diabéticos. Para a fabricação do chocolate diet o açúcar é retirado, mas é acrescido adoçante e gordura. Muito cuidado para não cair nesta armadilha”, alerta Sandra.

A nutricionista lembra, ainda, que o chocolate é obtido através da semente do cacau, que possui muitos flavonóides, um composto que influencia na pressão arterial e, por sua vez, traz benefícios a saúde do coração, auxiliando na diminuição de doenças cardiovasculares. “Para os diabéticos a melhor orientação mesmo é o consumo diet por não conter açúcar e quanto mais cacau melhor”, frisa.

O melhor horário para consumir as 30 gramas de chocolate seria após uma grande refeição, como o almoço, pois à noite o metabolismo diminui e a pessoa fica mais propensa a acumular as gorduras indesejadas. Em relação às crianças, que quase sempre são as mais empolgadas no consumo do chocolate, a regra é a mesma do adulto, ou seja, um consumo entre 30 e 50 gramas por dia.

“Para eles também segue a regra de que o chocolate em doses equilibradas pode sim fazer bem a saúde, pois possui antioxidantes naturais e serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar”, destaca. Mas os pais devem ficar atentos, tendo em vista que a maioria dos produtos possuem um excesso de açúcar e gordura, o que traz uma série de prejuízos para saúde das crianças, como: descalcificação óssea, déficit de atenção e capacidade de aprendizagem, depressão e obesidade. “A orientação é que os pais procurem comprar chocolates com um percentual maior de cacau e optar por presentear com apenas uma unidade e tamanhos menores”, aconselha.

Já para quem exagerar na dose, Sandra destaca que após o grande volume de chocolate consumido, a alimentação equilibrada deve voltar a fazer parte da rotina. “Faça as refeições nos horários corretos, uma boa hidratação com muita água, água de coco, água com gotas de limão. O suco desintoxicante também é uma boa dica. Prepare um copo de água gelada, uma folha de couve, cinco folhas de hortelã, uma fatia de abacaxi e uma lasca de gengibre. Bata tudo no liquidificador, não é necessário coar”, ensina Sandra.

Colaboração: Douglas Saviato – Novo Texto Comunicação