Segurança

O mascote do quartel de Urussanga

O cão foi encontrado abandonado pelos PMs, adotado por eles e, agora, vive feliz no quartel, sob os cuidados dos praças e oficiais.

Foto: Renan Medeiros / Clicatribuna

Foto: Renan Medeiros / Clicatribuna

Que utilidade pode ter para a polícia um cachorro que não fareja drogas, não identifica rastros e nem intimida criminosos? Pois os policiais militares de Urussanga não abrem mão de jeito algum do Sentinela. O cão foi encontrado abandonado pelos PMs, adotado por eles e, agora, vive feliz no quartel, sob os cuidados dos praças e oficiais.

O vira-lata foi encontrado pelo cabo Welington Faquin no primeiro domingo de março, extremamente magro e quase morto num terreno baldio em frente ao quartel. "Eu estava no quartel, quando o vi do outro lado da rua. Parecia um pedaço de pano, algo assim.

Dei quatro pães d'água e ele comeu todos sem beber nada, tamanha a fome", lembra o policial. O cabo mantém um pet shop em Urussanga, e doou alguns produtos para ajudar o cão a se recuperar. "Ele tinha muito medo no começo. Agora ainda está um pouco arisco, mas já deixa a gente se aproximar mais", relata o cabo.

Animal ganhou até casinha

A alegria de Sentinela ficou completa quando o comandante da PM em Urussanga, tenente Daniel Comerlatto, trouxe de Lauro Müller uma casinha para o cão. Os policiais fazem "vaquinhas" para comprar a ração e a medicação do animal. À noite, Sentinela também interage com universitários que esperam o ônibus para ir estudar em outros municípios. A intenção dos PMs ainda é ensinar alguns truques para o animal. Mas, por motivos óbvios, o cusco jamais será usado nas ocorrências.

Com menos de um ano de vida, Sentinela ainda é magro e conserva alguns sinais de que não foi bem tratado nos primeiros meses. "Mas agora percebemos que o cão está ganhando peso, aos poucos. Nem se compara com o jeito em que ele estava quando encontramos. O Sentinela já é bem mais alegre e serelepe", afirma o cabo Welington.

Com informações do site Clicatribuna