Geral

Obra da PCH Volta Grande deve ficar pronta em três meses

Foto: JBGuedes/Divulgação/Notisul

Foto: JBGuedes/Divulgação/Notisul

Em julho deste ano, deverá ficar pronta a terceira Pequena Central Hidrelétrica (PCH) na região de Armazém.  A PCH Volta Grande está localizada no Rio Sete entre os municípios de São Martinho e São Bonifácio, na bacia do rio Capivari. A potência instalada é de 3,13 megawatts (MW) e a geração média de 1,71 MW chegará a atender cerca de 2,3 mil unidades consumidoras.

A obra, em ritmo acelerado, é realizada com recursos próprios da Cooperativa de Geração de Energia Elétrica no Sul de Santa Catarina (Cooperzem) e financiamento via BRDE. Conforme o presidente da cooperativa, Gabriel Bianchet, a PCH Volta Grande é de extrema importância, pois garantirá o abastecimento de energia e impulsionará o crescimento na área de atuação da cooperativa, além de maior confiabilidade e flexibilidade em todo o sistema elétrico.

A PCH Volta Grande, que atenderá as demandas dos municípios de Armazém, São Martinho e São Bonifácio, contribuirá ainda no desenvolvimento da localidade de Vargem do Cedro e ao turismo da região, e beneficiará os setores industrial, comercial e o meio rural.

A hidrelétrica Volta Grande vem se somar às usinas do Rio do Poncho 1 e Rio do Poncho 2, que já produzem energia desde 1994 e 1998, também localizadas em São Bonifácio. 
As três usinas atenderão a 40% da demanda da Cooperzem.

Com informações do jornal Notisul