Geral

Obras de saneamento básico em Lauro Müller serão retomadas nas próximas semanas

Nova empresa foi conhecida e deverá dar reinício aos 70% da obra restante da rede. Reunião na sexta-feira (20) com o Governo Municipal definirá detalhes.

Foto: Arquivo/Sul In Foco

Após seis meses paralisadas, as obras de implantação da rede de saneamento básico de Lauro Müller serão retomadas. A Casan, gestora do serviço de água e esgoto na cidade, já comunicou a segunda empresa colocada no processo de licitação e agora definirá detalhes do reinício das obras em reunião nesta sexta-feira (20), com o prefeito Valdir Fontanella, às 11 horas, na Prefeitura Municipal.

“Felizmente já conseguimos acertar todos os detalhes legais e já assinamos o novo contrato. Vamos apresentar o planejamento das ruas e locais e, receber a autorização do prefeito para o reinício dos trabalhos. Acredito que, no dia 02 de maio, os maquinários já estejam nas ruas novamente para a instalação dos tubos”, afirmou o gerente de construção da Casan, Fábio Krüeger.

Apenas 30% da obra foi realizada pela antiga empresa que desistiu de continuar a obra, alegando alto custo na pavimentação das ruas.
Agora, a Confer, empresa de Criciúma, será responsável pela conclusão dos 23 quilômetros de rede que ainda restam. “Nosso planejamento é concluir a implantação no início de 2019. Os trabalhos serão mais intensos a partir de agora com quatro frentes de trabalho. A empresa responsável pela construção da Estação de Tratamento também já foi escolhida e está autorizada a iniciar a obra que acontecerá paralelamente à implantação da rede”, reforça Krüeger.

Abre e fecha em 30 dias

Foto: Arquivo/Sul in Foco

Este é o prazo previsto para que a empresa realize a abertura das valas para a colocação dos tubos e realize a pavimentação das ruas. No início da implantação do sistema, a recolocação do pavimento nas ruas durante as obras era demorado, causando transtornos e muitas reclamações por parte da população. “Deste montante, 15 dias para abertura e os outros 15 para o fechamento e conclusão. Essa nova empresa tem experiência neste tipo de projeto e esperamos não ter este problema”, defendeu Fábio.

Quanto as ruas que já receberam as tubulações e apresentam problemas, a Casan afirma que discutirá na próxima semana, soluções para esta situação. “Vamos fazer um levantamento e verificar onde é necessário a recuperação. Queremos ter também uma equipe específica para isso”, reforçou o compromisso.

Serão investidos R$ 30 milhões, que garantirá a cobertura com coleta e tratamento de esgoto, de 80% da população da área urbana do município. Ao final do projeto, serão realizadas 850 ligações junto à rede coletora beneficiando, além do Centro, os bairros Sumaré, Içarense, Santa Bárbara, Km1, Arizona e Bela Vista.

A previsão é que o sistema entre em operação somente no primeiro semestre de 2019.

Notícias Relacionadas

Grupo RB celebra sucesso e ampliações após cinco anos de fundação da primeira loja

Governo Municipal divulga calendário para cadastramento relativo ao saque do FGTS dos atingidos pelas chuvas de maio

O atendimento será realizado a partir da próxima terça-feira (22), seguindo até sábado (26), no Centro de Múltiplo Uso, na rua Humberto Salvan, no bairro Esperança.

Clínicas e laboratórios particulares de Braço do Norte terão que informar a Prefeitura sobre exames para Covid-19 realizados

O Decreto 026/2020, assinado pelo prefeito, Beto Kuerten Marcelino, na noite deste domingo (12), visa garantir a transparência sobre os dados da doença no Município.

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes