Esporte

Oficialmente abertos em Criciúma os JABs 2013

Criciúma respira esporte a partir de agora. Foi aberta na noite desta quinta-feira (30) a 22ª edição dos Jogos Abertos Brasileiros (JABS), no Parque das Nações Cincinato Naspolini. Pela primeira  vez o sul de Santa Catarina recebe o evento que contará com milhares de atletas vindos de oito estados da Federação e que estarão competindo entre si pelos próximos cinco dias. O prefeito municipal, Márcio Búrigo, abriu os JABS ressaltando a relevância da competição na cidade, que recebe os melhores atletas que representam seus estados.

“Os criciumenses precisam saber da importância da presença destes atletas e destes jogos na cidade. A prefeitura quer destacar a importância da participação nas competições para que possamos mostrar a todos que nós temos a oferecer muito amor, carinho, e fraternidade”, destacou o prefeito.

O diretor geral da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), Henrique Guglielmi, representou o governador Raimundo Colombo na abertura dos Jogos em Criciúma. Em nome do governo estadual, ele acolheu a todos os atletas vindos para Santa Catarina. “Nosso estado está pronto para acolher cada um de vocês. Desejo que vocês possam viver esse espírito de integração, amizade e respeito aqui”, frisou Guglielmi.

“Somos hospitaleiros e gostamos de fazer amigos”

O presidente do Comissão Central Organizadora (CCO) dos JABS, Flávio Spillere Júnior, acolheu aos atletas lembrando que Criciúma tem muito para os dar. “Este evento é uma contribuição para a integração esportiva entre os estados. Criciúma tem muito a oferecer porque somos hospitaleiros e gostamos de fazer amigos. Que possamos aprender a conviver com vitórias e derrotas”, afirmou o presidente.

Atletas empolgados pretender dar o máximo de si

Capitã do time de Futsal do Ceará, Jamille Paz, ainda está se acostumando com o frio da região Sul. De calça, casacos e luvas, a atleta da cidade de Choró, afirma que mesmo sabendo do alto nível da competição, pretende dar o melhor de si. “Se nós estamos aqui é porque temos potencial para competir com os times. De Santa Catarina, que vem representada pela cidade Chapecó temos um pouco de medo, mas vamos em busca do título”, lembrou Jamille.

A paixão pelo vôlei fez o time do Espírito Santo viajar 33 horas de ônibus para estar em Criciúma. Karoll Laranja, uma das líderes da equipe, lembrou da garra do time capixaba. “Vamos para o jogo com tudo. Com respeito sempre, mas não vamos aliviar”, analisou Karoll. “Mesmo sabendo que Santa Catarina é favorita por jogar em casa, não teremos medo nenhum da equipe”, complementou.

Pira olímpica é acesa por atleta de Criciúma

Um dos momentos ápices da abertura dos JABS foi o acendimento da pira olímpica. Iara Crepaldi, de Criciúma, que defenderá as cores de Santa Catarina nos Jogos foi a atleta responsável para o ato. A jovem disputará duas provas no atletismo, a de salto em altura e o salto triplo. “Mesmo depois de disputar inúmeros campeonatos, estes Jogos serão especiais para mim por ser a primeira vez nos Jogos Abertos Brasileiros. Tenho ótima expectativas e acredito em bons resultados”, ponderou.

Matheus Reis/Decom Prefeitura de Criciúma

[soliloquy id=”28920″]