Geral

Operação Cidadania oferecerá serviços públicos à comunidade do Paraíso, em Criciúma

Projeto é desenvolvido pela Polícia Militar de Criciúma, com a participação de demais órgãos, entidades e instituições.

Aproximar a Polícia Militar da comunidade, aumentando a sensação de segurança com a presença dos policiais e outras instituições e oferecer serviços públicos aqueles com pouco acesso. É com esta proposta que a 6ª Região de Policia Militar promove neste sábado (26) a “Operação Cidadania”, no Bairro Paraíso. O evento inicia a partir das 9h, nas instalações da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Linus João Rech. O projeto conta com a participação de diversas entidades e instituições, como a Multiplicando Talentos.

Serão oferecidas várias atividades, como oficinas de corte de cabelo; orientações jurídicas; educação para o trânsito e ambiental; cadastramento para confecção de carteira de identidade; atendimento médico, odontológico, com psicólogo e assistência social; aferição de pressão e promoção da saúde. Ainda atividades recreativas com brinquedos; oficina de artesanato, palestras; distribuição de folders com números de emergência e disque denúncia das polícias Militar e Civil; leituras da “Turminha do Futuro” e outros serviços de utilidade pública de diversas instituições.

“A Operação Cidadania é uma ação do plano estratégico do Comando da Policia Militar, que tem por objetivo estar mais próximo das comunidades, visando à preservação da ordem pública. É uma atividade de caráter cívico-social envolvendo diversos órgãos e instituições públicas, privadas e não governamentais, que em parceria com a PM realizam atividades e oferecem serviços às comunidades”, explica o tenente-coronel do 9º BPM, Evandro de Andrade Fraga.

Ainda, segundo o tenente-coronel, a finalidade é aumentar os níveis de interação da Polícia Militar com a comunidade e desta com a Corporação; levar serviços públicos ao bairro, visando aumentar a autoestima das pessoas, e informações que ampliem o conhecimento sobre as atividades desenvolvidas pela polícia. Também trabalhar, de forma lúdica, com as crianças e adolescentes as questões referentes à preservação da ordem pública e consolidar a imagem do policial militar como parceiro da comunidade.

A Multiplicando Talentos oferecerá oficinas de danças urbanas; capoeira; cinema itinerante, zumba, entre outras atividades culturais. “Fomos convidados a participar do projeto e aceitamos prontamente. Dentre os trabalhos realizados pela Mult está à integração e inclusão social. Atendemos a comunidade carente, com a filosofia de proporcionar ao maior número de pessoas oportunidades, sejam elas sociais, culturais, esportivas e educacionais. E este projeto vem de encontro ao propósito da instituição”, acentua a coordenadora cultural, Cassia Regina Mina.

O evento, organizado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa do Cidadão de Santa Catarina, por meio da Polícia Militar de Criciúma, realizará também oficinas de demonstração do canil; passeio a cavalo; SOS Desaparecidos; Proerd e Protetores Ambientais. Haverá a animação do grupo musical da PMSC; banda de música do 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC); grupo Severiano Martins da Fonseca e banda de música Cruzeiro do Sul.

Outros colaboradores

A Operação Cidadania conta com mais colaboradores, como a Prefeitura, por meio das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, Fundação Municipal de Esportes (FME), Famcri, FCC, Defesa Civil e da ASTC. A Secretaria de Desenvolvimento Regional; Delegacia Regional de Polícia de Criciúma; Instituto Geral de Perícia (IGP); Corpo de Bombeiros Militar e Cruz Vermelha Brasileira; Sistema Nacional de Emprego (Sine) e das universidades Unesc e Esucri.

Dentre as instituições de ensino participa a E.M.E.I.E.F. Linus João Rech, como anfitriã do evento; E.M.E.I.E.F. Osvaldo Hulse; E.M.E.I.E.F. Erico Nonemacher e E.M.E.I.E.F. Padre Carlos Wechi. Ainda o Instituto Mix; Câmara Municipal de Vereadores de Criciúma; ACIC e CDL; União das Associações de Bairros de Criciúma (UABC); dos Consegs da grande Santa Luzia, Centro e Rio Maina; Centro de Referência e Assistência Social Tereza Cristina; ACTU; Grupo Cecrisa; Polimarcas; e da Vicenrio Estamparia. E, por fim, da colaboração da Ferrovia Tereza Cristina; Casa da Juventude; do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad).

Colaboração: Francis Leny / Comunicação Multiplicando Talentos

[soliloquy id=”148706″]