Segurança

Operação Osíris resulta em 20 condenados e mais de 149 anos em prisões

Foto: Lucas Jorge/Clicatribuna

Foto: Lucas Jorge/Clicatribuna

Foi anunciado na tarde dessa terça-feira (29) o resultado final da Operação Osíris, realizada na cidade de Orleans em 2012. A operação coordenada pela Polícia Civil de Orleans, com o apoio da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) e o Ministério Público, terminou com a condenação de 20 traficantes, totalizando 149 anos, dois meses e três dias de prisão aos envolvidos no esquema de tráfico de drogas.

De acordo com o delegado de polícia de Orleans, Ulisses Gabriel, a operação iniciou após a prisão de algumas pessoas ligadas ao tráfico. Após isso, os trabalhos se intensificaram resultando nesta operação. “No final de 2011, começamos  apurar os fatos que indicavam a residência de uma organização criminosa. Dois indivíduos foram presos, um condenado e em seguida outros três presos, sendo os três condenados. Então, no início da Operação Osiris foram quatro condenados”, destaca.

Mas o trabalho prosseguiu e depois a operação ganhou proporções maiores. Mais de 100 policiais envolvidos participaram com o apoio de um helicóptero em cumprimento as prisões que a justiça autorizou em Orleans. “Identificamos 26 pessoas, que foram indiciadas por trafico, associação ou participação na organização criminosa. Destes, 24 foram denunciados, sendo que 19 estavam presos. Ainda deste montante, 20 foram condenados, sendo os 19 presos e mais um individuo. Outros quatros que restaram foram absolvidos pelas poucos indícios da traficância”, ressalta Ulisses Gabriel.

O tempo de prisão nas condenações anunciadas varia muito. “O organizador da quadrilha, vulgo “Nariz”, recebeu a condenação de mais de 16 anos de prisão. Era o chefe. Outro deles era conhecido no meio policial por diversas passagens por furtos em um restaurante, ação em um mercado na localidade do Rio Novo e mais um crime em uma escolinha. Este foi condenado a mais de 15 anos”, destaca o delegado.

Ulisses ainda destaca que a ação obteve sucesso com o trabalho incessante dos policiais. “Muito importante destacarmos o trabalho do setor de investigação da Polícia Civil de Orleans”, finaliza.

Entre os presos, está o traficante conhecido como “Nariz”, detido em Balneário Rincão e procurado pela polícia da região.

A operação foi batizada com o nome do deus grego Osíris, que também significa "ousar".

Os condenados foram:

– José Albertino de Souza: 16 anos, 9 meses e 13 dias

– Luciane da Silva: 10 anos, 10 meses e 20 dias

– José Dutra Medeiros: 9 anos e 4 meses

– Jucemar da Silva: 12 anos, 5 meses e 10 dias

– Guilherme Pereira Nunes: 8 anos

– Valdecir Ribeiro: 8 anos

– Abel Plácido: 8 anos

– Josimar de Oliveira: 8 anos

– Cristiano Barbosa de Souza: 9 anos e 4 meses

– Edilson Leandro Pereira: 9 anos e 4 meses

– Liandro da Rosa Motta: 9 anos e 4 meses

– Cidnei da Silva: 8 anos

– Jean Bernardo: 1 ano, 11 meses e 10 dias

– Alice Viana da Rosa: 1 ano e 8 meses

– Maicon Correa dos Santos: 1 ano e 8 meses

– Miguel Serafim Satiro: 8 anos

– Geverson Cabral: 9 anos e 4 meses

– Celestina Mariléia de Souza: 5 anos e 10 meses

– Luiz Gustavo Dias: 1 ano e 8 meses

– Cristiano Neves: 1 ano e 8 meses

Colaboração: Veroni Henrique/Rádio Guarujá