Geral

Oração e solidariedade marcam celebração antecipada de Pascoa em Içara

A manhã dessa quinta-feira (28), em Içara, foi marcada por caminhada solidária, apresentações artísticas religiosas e cultos ecumênicos em diversos bairros da cidade. As ações aconteceram paralelamente nos bairros Jardim Elizabete, Jardim Silvana, Boa Vista, Primeiro de Maio, Nossa Senhora de Fátima e Raichaski; e foram promovidas pelas escolas da rede municipal de ensino.

Levando cores às ruas, os alunos da EMEF Quintino Rizzieiri propagaram palavras e frases que sensibilizaram quem presenciou a bela caminhada que evidenciou a paz, amizade, amor, responsabilidade, respeito em cartazes que também conscientizaram contra o uso de drogas, além da apresentação religiosa no retorno à escola. Na quarta-feira foram distribuídos alimentos arrecadados junto aos alunos e a comunidade, para famílias carentes do bairro.

A caminhada também foi realizada pela EMEF Tranquilo Pissetti, iniciando com apresentação teatral “Hora Pascal”. Na escola Maria Arlete Bitencourt Lodetti, a celebração da Páscoa começou com apresentação no pátio da escola, e seguiu em caminhada com paradas na unidade de saúde e no CEI do bairro. No trajeto foi feita a coleta solidária de alimentos e produtos de limpeza e higiene que serão doados à Comunidade Terapêutica Feminina Deus Está Aqui, da localidade de Coqueiros.

Já as escolas municipais Paulo Rizzieri e Angelo Zanelatto realizaram culto ecumênico que contou com a participação de alunos, familiares, do secretário de Educação Antônio de Mello e ainda do vice-prefeito Sandro Giassi Serafim que esteve na FAI, onde participou da celebração feita pelo Padre Eloir Borges e pelos pastores Eli e Junior. A celebração da Angelo Zanelatto  teve como tema “Juventude em um país de Esperanças, Sonhos e Realizações”.

A escola Lucia de Lucca levou para as ruas, além do sentido da Páscoa, a luta contra a violência e exploração infantil. Com a participação da equipe do CREAS, da secretária de Assistência, Juci Fernandes e da diretora da escola Suzana Martinhago, alunos e demais participantes empunharam cartazes, distribuíram material informativo sobre a campanha contra a violência e distribuíram 14 cestas básicas a alunos carentes da escola.

“Todo ano abordamos um tema. Falamos de solidariedade, amor, religiosidade, ms neste ano resolvemos levar algo diferente para as ruas e contamos com a parceria fundamental d secretaria de Assistência Social. Estamos felizes com o resultado e com a participação de todos”, assinalou Suzana.

“Foi uma ação importante, onde lembramos a luta contra a violência infantil de todas as naturezas e já chamamos para o Dia Nacional de Combate a Exploração infanto juvenil que acontecerá em maio, na Praça da Matriz”, emendou Juci Fernandes desejando uma Feliz e abençoada Páscoa a todos. As atividades fazem parte também do projeto pedagógico das escolas no primeiro semestre.

Alexandra Cavaler/Assessoria de Comunicação PMI

[soliloquy id=”23330″]