Geral

Orleans: colaboradores da Fundação Hospitalar Sta.Otília reivindicam melhorias em carta aberta

Uma carta aberta à sociedade, assinada por médicos da Fundação Hospitalar Santa Otília de Orleans, foi lida ontem durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans. O conteúdo da carta é uma reivindicação à administração do hospital  por melhores condições de trabalho e equidade de salários. 

De acordo com a missiva, as reivindicações foram pleiteadas pelo corpo clínico do hospital, colaboradores e prestadores de serviço, tópicos como melhora do centro cirúrgico que estaria sucateado; melhor qualidade em equipamentos; mais celeridade para execução de exames noturnos, haja vista que, atualmente os exames laboratoriais do período noturno e fim de semana são feitos em Criciúma e atrasam atendimentos e cirurgias.

Além das questões de infraestrutura, os profissionais pediram equidade de salários, transparência por parte da administração ao repassar honorários, e pagamento em dia.  A carta ainda usa termos como salários discrepantes e discriminatórios ao relatar os valores dos honorários pagos por especialidade. 

A presidente da  Fundação Hospitalar Santa Otília, Ana Savio, que estava presente na mesma sessão da Câmara, fez uso da tribuna e frisou que os assinantes da carta não são todos membros do corpo clínico, mas sim prestadores de serviço, e defendeu as razões da permanência dela na instituição, uma vez que o antigo administrador, Edvan Della Giustina, deixou a direção executiva da fundação no dia 1º de outubro 

“Permaneci no cargo em consideração aos profissionais que ali trabalham, porque se eu me desligasse ao mesmo tempo que o Edvan, as contas ficariam bloqueadas, paralisando tudo”, enfatizou. 

Durante o uso da tribuna, ela falou da nomeação da nova diretora administrativa Cristiani Vavassori, e elencou as melhorias feitas no hospital, em equipamentos e infraestrutura e ainda colocou profissionais da fundação à disposição do Legislativo para responder a dúvidas e questionamentos. 

Nossa reportagem procurou a administração do hospital para tratar deste assunto e não obteve retorno. 

Redação Sul In Foco

Quer receber as principais noticias da região? Entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável