Geral

Orleans registra aumento nos casos de Catapora

As mudanças de temperatura que ocorrem nesta época do ano atrapalham o organismo humano que fica mais vulnerável as doenças virais. A vigilância epidemiológica de Orleans está em alerta devido ao aumento do numero de registros de varicela, mais conhecida como catapora. Apesar de muito comum em crianças, a patologia também atinge adultos, que requerem cuidados especiais, principalmente se tiverem outras doenças associadas, o que eleva o risco de contaminação.

De acordo com a enfermeira responsável pela vigilância no município, Alana Patrício Cruzeta, só esse ano já foram registrados mais de 80 casos. “Em comparação com o ano passado tivemos uma média de 30 casos durante todo o ano. E agora já temos um numero bem superior”, revela Alana.

Segundo a enfermeira, a principal preocupação e com as mulheres gestantes já que as mesmas podem desenvolver a forma grave da doença e ter complicações, como lesões na pele, problemas no sistema nervoso central e nas vias respiratórias.

“Se a gestante teve contato com crianças contaminadas pelo vírus é importante procurar o médico que esteja fazendo o pré-natal ou ir até a vigilância para que sejam tomas medidas para que a doença não passe para o bebê”, destaca Alana.

A maioria dos casos vem sendo registrados em crianças em idade escolar, principalmente crianças que frequentam as creches.

“A maioria dos casos estão associados às crianças que vão para creche e escola. Como é uma doença viral, onde tem uma criança contaminada acaba passando muito fácil para as demais”, pontua Alana.

A doença caracteriza-se pela presença de febre e de pintas vermelhas espalhadas em todo o corpo, que evoluem para crostas, até a cicatrização. Durante esse período, os sintomas são parecidos com os de um resfriado: febre e mal estar. Após a contaminação, deve-se manter o resguardo em casa, com descanso e higiene adequada.

Departamento de Jornalismo/Rádio Guarujá