Saúde

Ouvidoria SUS de Içara chega a 600 registros

O acompanhamento estatístico dos problemas apontados pela comunidade é o papel da Ouvidoria do Sistema Único de Saúde – SUS de Içara, implantada em novembro de 2014 no município. Até o momento, a cidade já recebeu o total de 600 manifestações de usuários, sendo 58,17% via telefone, 31,66% presencial, 6% formulário via internet, 3% por e-mail, 1% através de carta, além de uma correspondência oficia enviada ao Ministro da Saúde, que soma que soma 0,17%.

Segundo o relatório, 82,66% de manifestações são ocorrências relacionadas à assistência à saúde, ou seja, pedidos de consultas, exames e cirurgias. Quanto às reclamações, a atenção básica que compreende Estratégias de Saúde da Família – ESF, Programa de Agentes Comunitários da Saúde – Pacs e Gestão são as mais demandadas, destacando-se, principalmente por problemas com atendimento. Em terceiro lugar está a Vigilância Sanitária, visando os cachorros de rua, criação de animais em perímetro urbano que causem problemas e saneamento básico.

O trabalho da ouvidoria e a opinião dos usuários são fundamentais para o planejamento do trabalho dos gestores e coordenadores da Secretaria de Saúde, o que contribui para o aprimoramento de suas ações e serviços. “Nosso papel é fazer esta intermediação entre cidadão e a gestão, ouvindo e transmitindo os registros à quem compete resolver a questão”, colocou a responsável pelo projeto na cidade, Vera Nuernberg.

Atualmente, a saúde é o único órgão que aceita denúncias anônimas. “Precisamos fortalecer a participação do cidadão promovendo o exercício da cidadania, através da manifestação do usuário ou da busca de informações, contribuindo ativamente com a ampliação do conceito de saúde e de qualidade de vida”, destacou o secretário de Saúde, Lauro Nogueira.

Os contatos para a Ouvidoria Sus de Içara são: (48)  3461-3707; ouvidoria.sus@icara.sc.gov.br, formulário na web pelo site da Prefeitura; e na Secretária de Saúde, na rua Marcos Rovaris, nº 184, 1º andar, por contato pessoal ou carta.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Içara

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