Saúde

Ouvidoria SUS de Içara realizou mais de 700 atendimentos no ano passado

Foto: Maíra Rabassa - Unidade de Saúde do bairro Presidente Vargas.

Foto: Maíra Rabassa – Unidade de Saúde do bairro Presidente Vargas.

Instalada há pouco mais de um ano no município, a Ouvidoria SUS vem prestando o serviço de direito do cidadão usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). O programa em Içara atendeu de janeiro a dezembro de 2015 o total de 777 manifestações por meio de telefone, contato presencial, internet e cartas.

Um relatório geral dos atendimentos foi efetuado para apontar os pontos positivos e negativos do serviço, com a expectativa de aumentar ainda mais a qualidade em 2016. “A maioria da nossa demanda é por telefone, com 59,85% das manifestações. Já o atendimento presencial soma 28,06%, seguido do formulário pela internet com 6,31%, e-mail que gera um total de 5,02% e carta que fechou o ano sendo 0,76% da procura”, colocou a responsável técnica pela Ouvidoria SUS, Vera Nuernberg.

Ainda segundo ela, todos os pontos destacados pelos içarenses são fundamentais para o planejamento da gestão. “Nosso papel é fazer esta intermediação entre cidadão e a saúde, ouvindo e transmitindo a quem compete resolver a questão”, frisou.

O sistema de saúde é o único que atualmente aceita denúncias anônimas e o Ministério da Saúde tem monitorado os casos, que constatou em 80% dos casos indícios de irregularidades nas reclamações. Da mesma forma, os elogios e sugestões também são avaliados pelos profissionais.  

Para o secretário Saúde, Lauro José Marques Nogueira, é necessário otimizar cada vez mais  a comunicação entre o usuário do SUS e o município. “Precisamos fortalecer a participação da população promovendo o exercício da cidadania, através da manifestação ou da busca de informações”, ressaltou Nogueira.

Para utilizar o serviço o munícipe pode entrar em contato pelo telefone 3461-3707, e-mail ouvidoria.sus@icara.sc.gov.br, no site da prefeitura www.icara.sc.gov.br, por carta ou pessoalmente na Secretaria de Saúde, situada na Rua Marcos Rovaris, nº 184, Centro. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Colaboração: Marieli Salvador/ Assessoria de Imprensa de PMI