Geral

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é lançado em Orleans

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é lançado em Orleans

Fotos: Edivaldo Lubavem / Comunicação Prefeitura de Orleans

A Secretaria de Educação de Orleans realizou, nessa terça-feira (12), a cerimônia de abertura do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, programa direcionado à alfabetização nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Artes, Educação Física, Inglês e entre outras.

A solenidade ocorreu no auditório do Centro Administrativo com a presença de professores, formadores, coordenadores de Centros de Educação Infantil até o 3º ano do Ensino Fundamental. Além deles, esteve presente o prefeito Jorge Koch, o presidente da Câmara de Vereadores, Lucas Librelato e o secretário de Educação, Lindekson Resing, que apoiou a implantação do programa no município.

Em seguida, as coordenadoras locais do PNAIC, Sirléia Zanini, Josiane da Silva Celso, Maíra Regina Luiz, Lisete Benedete e Romeli Furlan, explicaram como funciona o PNAIC, detalhando passo a passo da metodologia, de acordo com orientações recebidas durante a capacitação.

O objetivo do programa, segundo o secretário municipal, é a adesão do PNAIC oferecido pelo Governo Federal em parceria com os Estados e Municípios e a apresentação dele para os profissionais de educação dos anos iniciais (1º ao 3º ano) e educação infantil (pré-escolar I e II).

A coordenadora pedagógica, Josiane da Silva Celso, explica que o programa vai possibilitar o educador a identificar alunos que ainda não estão alfabetizados, disponibilizando aos professores e coordenadores de Educação uma formação continuada com a finalidade de alfabetiza-los até dezembro de cada ano.

“A coordenação pedagógica está apta para fazer a implantação do programa pois, participaram de uma capacitação de dois dias na regional e ainda participarão mensalmente de encontros promovidos pelo Governo Federal, referente ao PNAIC. A equipe vai realizar os encontros todas as terças-feiras no auditório da Secretaria da Educação com os professores afim de orientá-los para que os mesmos possam avançar no desempenho escolar de suas turmas”, pontuou Josiane.

Em seu pronunciamento, o prefeito compartilhou com os presentes a intenção de aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB do município. Além de reconhecer o trabalho e empenho dos profissionais, ele garantiu que todas as alternativas serão usadas para que Orleans seja referência na área da Educação.

“O comprometimento e a dedicação de cada professor tem surtido efeito na educação de crianças em fase final do ciclo de alfabetização. O educador é o responsável pela diferença na sala de aula com os estudantes. Acreditamos que a parte humana seja um dos fatores essenciais para o crescimento do índice de alfabetização na nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Colaboração:  Edivaldo Lubavem / Comunicação Prefeitura de Orleans

  • IMG_1037
  • 21729801_1476765572414837_806868667_o
  • IMG_1025
  • IMG_1062
  • IMG_1075

Notícias Relacionadas

Projeto Educanvisa promove saúde em escolas da rede municipal de Lauro Müller

Denúncia de bullying será investigada em Tubarão

Uma das acusações é que um professor e outra aluna do colégio passaram tinta e cola no cabelo da criança.

Prefeitura assina Ordem de Serviço para reforma de quadra esportiva da Escola do Rio Novo em Orleans

As obras devem começar já na próxima semana e tem prazo de três meses

IFSC e Gered abrem curso de formação para professores da rede estadual em Criciúma