Economia

Pagamento de IPTU em cota única encerra nesta quinta-feira em Criciúma

Contribuintes que ainda não retiraram seu carnê, devem procurar o setor de Tributos da Prefeitura ou acessar o site.

Foto: Jhulian Pereira - Arquivo/Decom

Foto: Jhulian Pereira – Arquivo/Decom

O prazo para o pagamento do Importo Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Criciúma em cota única e com desconto de 15%, encerra nesta quinta-feira (31). Esse ano o imposto não sofreu reajuste, sendo apenas aplicado 10,79% referente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

O boleto poderá ser emitido até o prazo final, através do site da Prefeitura – www.criciuma.sc.gov.br –, na sede da Prefeitura, no bairro Ceará, nas subprefeituras do Rio Maina, Quarta Linha e Santa Luzia, no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, no Procon e nos 1º e o 2º Tabelionatos de Notas e Protestos de Criciúma. 

Segundo o secretário municipal da Fazenda, Cloir Da Soller, com a chegada do dinheiro do imposto a Administração consegue reverter os recursos em benefícios ao cidadão. “Este ano percebemos que o índice de pagamento está muito abaixo do esperado. Sabemos que há uma crise econômica fortíssima que atingiu os diversos setores. Por isso pensamos num desconto que não pesasse para as famílias e nem deixasse o Governo com índice baixo de arrecadação. Espero que as pessoas aproveitem esses últimos dias e fiquem em dia com este importante imposto municipal”, declara o secretário.

Mais de 134 mil imóveis estão cadastrados no setor de tributos. A meta do Governo Municipal é arrecadar aproximadamente R$ 44 milhões, que serão investidos em reformas de escolas, pavimentação de ruas e outras necessidades dos criciumenses. Somente os contribuintes que estão com os impostos municipais em dia até o dia 31 de dezembro de 2015 têm direito ao desconto.

De acordo com o prefeito Márcio Búrigo, a contribuição dos criciumenses é fundamental para a aplicação de melhorias na cidade. “A arrecadação dos impostos é aplicada em investimentos nas áreas da saúde, educação, melhorias de infraestrutura e outras áreas importantes. O IPTU é um imposto que retorna diretamente em benefícios para o cidadão criciumense”, reforça o gestor.

Colaboração: Milena dos Santos – Decom