Geral

Parto humanizado é tema central de fórum em Criciúma

Primeira edição do evento na cidade chama profissionais e população a discutir e esclarecer o assunto

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A gestação e a hora do parto são momentos que marcam para sempre a vida de uma mulher e, por isso, precisam ser acompanhados, monitorados, planejados, mas tudo isso pode e deve ser feito de forma natural. O parto humanizado é um direito da gestante e a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma tem buscado a difusão dessa ideia. Com o objetivo de aprofundar e socializar ainda mais esse tema, a Administração Municipal realiza, na próxima segunda-feira (26), a partir das 9h, no Teatro Elias Angeloni, o 1º Fórum Perinatal pela Humanização do Parto e Nascimento. O evento é gratuito e aberto ao público.

“Tantas mulheres possuem dúvidas que podem ser sanadas com uma simples troca de informações. Também os profissionais podem trocar experiências e determinar as melhores práticas para assistir às gestantes. Ter um dia inteiro voltado a esse tema, com palestras de especialistas no assunto e um público interessado é a certeza de que a informação começará ali, mas se propagará nas casas, nas universidades, nas unidades de saúde, nos clubes de mães, enfim, a informação correta irá circular e é esse interesse, esse esclarecimento que nós queremos que aconteça”, afirma o secretário municipal de Saúde de Criciúma, Paulo Conti.

A programação conta com palestras sobre “Boas práticas de parto”, “Complicações gestacionais e periparto”, “Lei do Acompanhante”, “Papel do médico obstetra na humanização do parto e nascimento” entre outras. “Os palestrantes são pessoas que convivem com as situações todos os dias. Conseguimos um time de pessoas que tem informações muito ricas para passar tanto para os colegas da saúde quanto para as gestantes e população em geral”, comenta uma das organizadoras do evento, a doula* e fisioterapeuta da Prefeitura de Criciúma, Francielle Silvano Cardozo.

O 1º Fórum Perinatal pela Humanização do Parto e Nascimento faz parte da programação da campanha Outubro Rosa da Prefeitura de Criciúma. “Nessa segunda-feira será intensificada a movimentação sobre esse tema, mas a Prefeitura já se preocupa e presta essa assistência às mulheres. O Programa Mãe Coruja, por exemplo, oferece o acompanhamento multiprofissional às gestantes, com todos os exames e procedimentos necessários. Antes do programa nós tínhamos apenas uma unidade de saúde que prestava o atendimento às gestações de alto risco, hoje temos sete unidades”, pontua o prefeito Márcio Búrigo.

*Doulas é como são chamadas as mulheres que prestam atendimento físico e emocional à gestante antes, durante e após o parto.

Colaboração: Bruna Borges / Comunicação Prefeitura de Criciúma