Geral

Patrões e empregados do comércio devem chegar a um consenso ainda nesta semana

Foto: Reprodução Jornal Notisul

Foto: Reprodução Jornal Notisul

Enfim, a paz! Parece que o embate entre os sindicatos patronal e dos comerciários está próximo do fim e, pelo menos por enquanto, com um final feliz. O acordo entre patrões e empregados deve ocorrer até esta sexta-feira. De acordo com reportagem do jornal Notisul, a proposta do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Tubarão e Região (Sindilojas) é manter o horário de abertura ainda para esta sexta-feira, das 10 às 22 horas, e aumentar a base salarial dos trabalhadores para R$ 930,00 com reajuste de 8% para quem ganha acima deste piso.
 
“Tivemos uma assembleia hoje (ontem) para expor este novo acordo. Conversamos com a diretoria do Sindicato dos Comerciários nesta segunda-feira, em Laguna, e deixamos encaminhada uma decisão”, resume o empresário tubaronense e próximo presidente do Sindilojas, Harrison Marcon.
 
No entanto, uma assembleia com a participação dos comerciários ainda deve ocorrer amanhã, na sede do sindicato da categoria, para selar, de vez, este acerto. “Tudo caminha para um desfecho positivo. Depois do embate, agora chegou o momento de acertar para o início das atividades de Natal. Foi acordado, também, um rodízio entre os funcionários para não trabalharem seguidamente nos três domingos”, antecipa a presidente do Sindicato dos Comerciários de Tubarão e Região, Elizandra Anselmo.
 
O conflito entre os sindicatos patronal e laboral levou mais de um mês. Os comerciários não gostaram da proposta de trabalhar três domingos consecutivos e do horário imposto pelo Sindilojas. Uma manifestação com a presença de cerca de 100 trabalhadores ganhou as ruas da Cidade Azul no último dia 22. A ideia inicial proposta pelo sindicato laboral era abrir o comércio a partir da próxima segunda-feira, das 9 às 22 horas, com dois domingos trabalhados (15 e 22) das 16 às 22 horas, encerrando na véspera de Natal, das 9 às 18 horas.