Geral

Peixe vem para a costa do Litoral Sul catarinense em busca de alimentação

Peixe vem para a costa do Litoral Sul catarinense em busca de alimentação

A safra da tainha iniciou dia 15 de maio e foi encerrada no fim de julho, com saldo de mais de 120 toneladas do peixe capturadas somente no Litoral Sul de Santa Catarina, o que é considerado bastante positivo para a região, tendo em vista que em outros locais do Estado a pesca da tainha não foi assim tão boa. Agora, essa espécie deixa as águas do Sul e começa a safra da anchova, período que segue até 30 de novembro.

Diferente da tainha, que vem à região para a reprodução, a anchova vem em busca de alimentação. De acordo com o presidente da Colônia de Pescadores Z-33, do Balneário Rincão, João Picollo, a anchova é um peixe mais predador. "Os cardumes de anchova vem atrás dos cardumes de tainha. A tainha vem para a nossa costa desovar, em águas mais quentes do que em alto mar. Depois, a anchova vem para comer. Ela se alimenta desses ovos deixados pela tainha", explica o pescador.

Segundo Portal Engeplus, o período de defeso da anchova, quando ela também precisa desovar, mas em alto mar, inicia em dezembro. Por isso, nesse ano, a safra vai até o fim de novembro. Em anos anteriores, foram capturadas de 20 a 30 toneladas do peixe. "Varia de ano para ano. Geralmente, quando pescamos muita tainha, a safra da anchova não é boa, e vice-versa. Também depende do clima, das condições da maré e do vento", destaca Picollo. A partir de setembro também começa a pesca da corvina.